Página Inicial > Notícias > IFMA implanta Política de Programas e Projetos de Ensino

IFMA implanta Política de Programas e Projetos de Ensino

Instrução normativa publicada nesta quinta (12) operacionaliza a Política de Projetos de Ensino da instituição, ao trazer os procedimentos para implantação, execução e acompanhamento dos projetos de ensino do IFMA.
  • publicado 13/08/2021 11h45
  • última modificação 13/08/2021 11h45

A Pró-Reitoria de Ensino e Assuntos Estudantis (Prenae) publicou nesta quinta-feira (12) a Instrução Normativa nº1/2021, que operacionaliza a Política de Programas e Projetos de Ensino (Resolução N° 18, de 7 de junho de 2021) da instituição. O documento traz os procedimentos para implantação, execução e acompanhamento dos projetos de ensino do IFMA. Também foi divulgado o Edital nº 55/2021 de Descentralização de Recursos para Fomento a Projetos de Ensino, em que foram disponibilizados R$ 348.960,00 para os campi aplicarem em pagamento de bolsa de ensino e apoio financeiro a projetos de ensino.

“A instrução disciplina como os campi têm de operacionalizar a política. Por meio do documento, a Prenae disponibilizou para os campi os modelos de referência. Cada campus, seguindo as diretrizes, lançará seus editais. Eles podem ainda fazer a complementação desses recursos”, explicou o pró-reitor de Ensino e Assuntos Estudantis, Maron Gomes.

Política de Programas e Projetos de Ensino foi aprovada pelo Conselho Superior do IFMA no dia 20 de maio

Descentralização de recursos

Os recursos do Edital nº 55/2021 serão descentralizados a partir de solicitação feita pelos campi à Prenae, via processo eletrônico. O envio das solicitações deve ser feito até o dia 8 de outubro. A previsão é que a divulgação dos valores descentralizados seja feita até o dia 15 de outubro e que os saldos remanescentes sejam disponibilizados a partir do dia 22 de outubro.

Do total de recursos, R$ 149.280,00 são voltados para o pagamento de bolsa de estudo no país e R$ 199.680,00 para pagamento de apoio financeiro a projetos de ensino (despesa de custeio). Para a aplicação em projetos de ensino em geral foram garantidas três bolsas de ensino por campus. Aos campi com oferta igual ou superior a três cursos de graduação foi acrescida uma bolsa de ensino superior. Os campi poderão ainda alterar o tipo de bolsa destinada a esses projetos, desde que garantam a complementação orçamentária necessária ou faça remanejamento das bolsas disponíveis para o campus.

Metodologias para alunos com necessidades especiais

Além disso, o edital destaca que uma bolsa de ensino técnico por campus deve ser reservada para aplicação em projetos de ensino que visem o desenvolvimento, aprimoramento ou adequação de metodologias de ensino para apoio pedagógico a estudantes com necessidades específicas. Os projetos desenvolvidos nesta temática comporão livro de práticas pedagógicas inclusivas a ser organizado pela Prenae.

Para mais informações, veja:

Instrução Normativa nº 1/2021