Página Inicial > Notícias > Lançado edital de seleção para bolsas do programa BDI

Lançado edital de seleção para bolsas do programa BDI

Submissão das propostas devem ser feitas pelo SUAP do dia 24 de agosto a 24 de setembro. Podem participar alunos do ensino médio/técnico e superior.
  • publicado 23/08/2021 18h45
  • última modificação 25/08/2021 15h08

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, lançou edital contendo as normas e procedimentos para as inscrições, seleção e classificação dos estudantes do ensino médio/técnico e superior ao Programa de Bolsas de Desenvolvimento Institucional (BDI). Entre os objetivos do programa, estão despertar a vocação cien1fica, inovadora e talentos potenciais nos estudantes mediante participação em projetos de pesquisa de assuntos de interesse institucional, introduzindo-os no domínio dos métodos científicos e tecnológicos; estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da inovação, decorrente das condições criadas pelo confronto direto com os problemas da pesquisa e dos desafios tecnológicos, possibilitando o despertar de uma nova mentalidade em relação à pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico.

São ofertadas 24 bolsas BDI, pelo período de 12 meses, no valor mensal de R$ 450,00. As bolsas serão distribuídas conforme abrangência do projeto, limitando-se a 2 (duas) bolsas para projetos a nível de campus e a até 3 (três) bolsas para projetos de abrangência a nível institucional. As propostas devem ser submetidas via SUAP no período de 24 de agosto a 24 de setembro, com a inscrição da proposta devendo ser feita pelo coordenador do projeto.

O julgamento da propostas será feito em três etapas: pré-seleção das propostas quanto ao atendimento às regras do edital, avaliação das propostas pela comissão de verificação de plágio e quanto ao mérito técnico-científico. As atividades do projeto terão início em novembro de 2021, se estendendo até outubro de 2022. A divulgação do resultado parcial está prevista para o dia 26 de outubro.

Confira todos os detalhes do edital acessando a página.

Assunto(s): bolsas BDI , IFMA , PRPGI