Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Série especial apresenta o livro “A Profissão Docente em Debate”
Início do conteúdo da página Notícias

Série especial apresenta o livro “A Profissão Docente em Debate”

Livro, da autora Rosana Maria de Souza Alves, é o nono apresentado pela série especial de reportagens sobre as publicações da Editora IFMA
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 23/08/2021 11h47
  • última modificação 23/08/2021 11h47

Imprimir

Buscando contribuir para a compressão da política de expansão da educação superior no país e, mais especificamente, para a formação de grandes contingentes de professores a partir das demandas dessa política, a autora Rosana Maria de Souza Alves analisa, empiricamente, o desenvolvimento do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR)

no Maranhão, a partir de sua atuação pelo IFMA, instituição da qual é pedagoga. O resultado desse estudo é visto no livro “A Profissão Docente em Debate: um diálogo propositivo a partir da experiência do PARFOR no IFMA”, publicado pela Editora IFMA.

Por meio de entrevistas e outros recursos de pesquisa, a pedagoga traça o perfil socioeducacional dos participantes da primeira turma do Curso de Licenciatura em Química oferecido pelo Parfor por meio do IFMA Campus Codó e analisa as expectativas e dificuldades dos cursistas. Nessa perspectiva, o livro de Rosana Maria de Souza Alves é um trabalho estruturado e proeminente, com um conjunto de dados e análises capazes de contribuir para uma melhoria do PARFOR e, consequentemente, na qualificação dos professores participantes, que atuam na educação básica.

Apesar de a pesquisadora destacar, em suas considerações, que o estudo não teve como pretensão avaliar o programa de formação de professores, há na pesquisa, como a autora destaca, a explicitação de estruturas que buscam compreender os possíveis impactos na construção da identidade dos profissionais participantes do PARFOR. Isso torna o estudo de Rosana Maria de Souza Alves obra relevante para ponderar as políticas públicas direcionadas à formação de docentes no Maranhão.

A autora

Rosana Maria de Souza Alves tem graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), 2004, e em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), 2017. É especialista em Supervisão Escolar pela Universidade Cândido Mendes (2012) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Ela está cursando doutorado em Educação na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é pedagoga do IFMA Campus São Luís-Centro Histórico.

Livraria EdIFMA : Editora IFMA

5 anos da Editora IFMA

A Editora IFMA do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) completa cinco anos de existência e, para comemorar, foram programadas uma série de postagens, nas redes sociais e em nosso site, sobre as obras já publicadas pela editora. Ao longo desse período, foram 37 publicações de pesquisadores e alunos da instituição. As postagens se estendem até o final de 2021.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página