Página Inicial > Notícias > IFMA e SENAI assinam protocolo de intenções para cooperação mútua

IFMA e SENAI assinam protocolo de intenções para cooperação mútua

• publicado 26/08/2021 17h36
  • última modificação 26/08/2021 17h36

Edilson Baldez, Carlos Cesar Teixeira e Raimundo Arruda posam para foto sentados atrás da bancada do auditório da FIEMA, assinando os papeis do protocolo de intenções.

Edilson Baldez, Carlos Cesar Teixeira e Raimundo Arruda assinam protocolo de intenções.

Futuras colaborações, capacitações, prestações de serviços, consultorias, pesquisas e transferência de tecnologia foram objeto de um protocolo de intenções firmado entre o IFMA e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (SENAI-MA). O documento foi assinado na tarde desta quinta-feira (26), durante a reunião do Conselho Regional do SENAI-MA na sede da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA).

O objetivo dessa iniciativa é estabelecer a cooperação mútua entre as duas instituições, utilizando de forma conjunta a experiência e especialização de cada uma. As ações, entretanto, só serão concretizadas quando as condições e cláusulas definitivas forem estabelecidas por meio de acordo de cooperação, acordo de cooperação técnica e convênio.

Segundo o pró-reitor de Extensão do IFMA, professor Carlos Alexandre Amaral, a expectativa é que as entidades possam desenvolver ações como por exemplo a qualificação de professores e o uso compartilhado de laboratórios e equipamentos para atividades de ensino, pesquisa e extensão. “A partir da assinatura do protocolo hoje, a gente vai ter que formar um grupo de trabalho composto por servidores do IFMA e pessoas ligadas ao SENAI para começar a elaboração do plano de trabalho”, explicou.

A parceria foi proposta inicialmente pelo diretor regional do SENAI-MA, professor Raimundo Arruda, em visita à Reitoria do Instituto. “Com certeza, a rede SENAI hoje somando com a rede IFMA está dando uma resposta muito importante para o nosso Estado, principalmente na inclusão social, produtiva, econômica e tecnológica”, comemorou. Arruda destaca ainda o potencial da parceria para atender as demandas do setor produtivo por pesquisas cooperativas.

O protocolo foi assinado também pelo reitor do IFMA, professor Carlos Cesar Teixeira, e pelo presidente da FIEMA e presidente do Conselho Regional do SENAI-MA, Edilson Baldez. O reitor do Instituto também ressaltou a necessidade de aproximação com o setor produtivo, a indústria, o comércio e os órgãos públicos. “A gente tem que parar com essa questão de importar tecnologias. Nós somos capazes de desenvolver tecnologia. Para isso, podemos compartilhar ambientes físicos, pessoas, projetos e desafios”, comentou.

O presidente da FIEMA pontuou que ambas as instituições possuem objetivos em comum – e que isso não implica que sejam concorrentes, mas sim que se complementam. “A assinatura do protocolo é um ato bem abrangente, para que nós possamos canalizar uma série de ações. Temos a convicção da necessidade de parcerias para otimizar os nossos recursos”, afirmou. Baldez relembrou que o IFMA e o SENAI já têm uma relação próxima, tendo realizado algumas ações em conjunto, mas que agora a expectativa é intensificar essa parceria.

Também estiveram presentes os pró-reitores de Ensino, professor Maron Gomes; de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, professor Rogério Teles; de Planejamento Desenvolvimento Institucional, professora Clarisse Medeiros; do diretor de Ensino Gedeon Reis; do conselheiro suplente FIEMA/SENAI Agenor Almeida Filho; e do presidente da FAPEMA, professor André Santos.