Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Patrimônio genético: IFMA promove momento de formação sobre o sistema SISGEN
Início do conteúdo da página Notícias

Patrimônio genético: IFMA promove momento de formação sobre o sistema SISGEN

A live sobre o assunto acontece na sexta-feira (10/09) com transmissão pela TV IFMA no YouTube  
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 03/09/2021 17h05
  • última modificação 03/09/2021 17h09

Imprimir

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI) vai realizar no dia 10 de setembro (sexta-feira), a partir das 9 horas, a live com o tema “Passo a Passo do SISGEN”.

A live será transmitida pelo canal do IFMA no YouTube e será conduziada pela professora do Departamento de Genética da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Chirlei Glienke. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, é mestra em Genética (UFPR) e doutora em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) pela Universidade de São Paulo.

O público-alvo são estudantes e servidores do IFMA, mas a transmissão é aberta a todos. Os coordenadores e bolsistas vinculados a projetos de pesquisa PIBIC/PIBIT, com vigência 2021/2022 devem participar, de forma obrigatória.

 

Sobre o SISGEN

O Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado (SisGen) é uma plataforma eletrônica de cadastramento obrigatório de todas as pesquisas, experimentais ou teóricas, realizadas com patrimônio genético.

O sistema se baseia na Lei nº 13.123/2015 que dispõe sobre o acesso ao patrimônio genético, sobre a proteção e o acesso ao conhecimento tradicional associado e sobre a repartição de benefícios para conservação e uso sustentável da biodiversidade.

A norma legal determina o cadastro obrigatório de pesquisas que envolvem espécies vegetais e animais consideradas nativas e/ou crioulas, assim como as que estão relacionadas à conhecimento tradicional.

O objetivo desse cadastramento é promover o controle da pesquisa, remessa, envio e demais atribuições, a fim de contribuir para sua conservação e controle ambiental.

Muitos projetos de pesquisas e Inovação em desenvolvimento no IFMA envolvem objetos que se adequam ao cadastro obrigatório no sistema SisGen. “A PRPGI junto uma comissão de criação do Comitê SISGEN está fazendo uma série de capacitações e processos de formação sobre o tema”, informou a diretora de Pesquisa do IFMA, Georgeana Marques.

Acesse a live a seguir, na sexta-feira (dia 10/09)

registrado em:
Fim do conteúdo da página