Página Inicial > Notícias > Campi devem discutir proposta de reordenamento da Rede Federal

Campi devem discutir proposta de reordenamento da Rede Federal

• publicado 09/09/2021 11h55
  • última modificação 09/09/2021 18h49

Live realizada nesta quarta-feira (08) apresentou à comunidade do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) pontos da proposta de reordenamento da Rede Federal. Iniciativa do Ministério da Educação (MEC), a ação prevê a criação de dez novos Institutos Federais a partir do desmembramento de instituições já existentes – IFMA, IFPR, IFSP, IF SertãoPE, IFPE, IFBA, IF Baiano, IFPI, IFPB e IFPA. A live foi conduzida pelo Reitor do IFMA, professor Carlos Cesar Teixeira, teve a presença da equipe de Pró-Reitores e representação dos Diretores-gerais. Os servidores participaram com o envio de perguntas ao longo da transmissão.

No início do mês de setembro, o MEC oficializou aos Institutos sobre a proposta, dando prazo até 20 de setembro para que as instituições possam responder. Também nesta quarta-feira o Conselho Nacional das instituições que integra a Rede Federal (Conif) emitiu nota, com o posicionamento dos dirigentes das 41 instituições.  No IFMA, o assunto foi tema de informe no Conselho Superior (Consup) e de pauta em reunião do Colégio de Dirigentes (Coldir), onde foi construído o encaminhamento que todos os campi do IFMA devem discutir o assunto a partir de reuniões dos Conselhos Diretores. As unidades que estão em processo de recomposição de seus colegiados devem realizar assembleias, de forma a ampliar a discussão sobre o assunto. Todos os campi vão enviar suas considerações sobre o tema para a Reitoria. O tema, com as considerações das unidades,  será objeto de pauta em reunião extraordinária do Consup. É a partir do Consup que sairá a resposta do IFMA ao Ministério da Educação.

Acesse aqui o ofício do MEC

Acesse aqui a nota do Conif.

Acesse aqui a Live do IFMA que tratou da proposta de reordenamento da Rede Federal

Acesse aqui a Apresentação da proposta