Página Inicial > Notícias > Institutos federais do Nordeste realizam fórum sobre internacionalização

Institutos federais do Nordeste realizam fórum sobre internacionalização

“Cooperemos” é o nome dado ao evento virtual programado para a semana de 20 a 24 de setembro, reunindo instituições da região
  • publicado 13/09/2021 11h54
  • última modificação 14/09/2021 11h25

Traçar uma nova perspectiva para as ações de internacionalização entre os 11 institutos federais da região Nordeste do Brasil. Com essa proposta, o evento “Cooperemos” será realizado entre os dias 20 e 24 de setembro (segunda a sexta-feira), no formato virtual, tendo como instituição anfitriã o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).

Acesse a página do evento

“Cooperemos” dá nome à primeira edição do Fórum de Internacionalização dos IFs do Nordeste, que tem o tema “Entre Pontes e Fronteiras”. Realizado virtualmente em razão das restrições impostas pela pandemia da COVID-19, o evento pretende abrir espaço para divulgação das atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação realizadas por esses institutos e seus parceiros. Os organizadores consideram que um evento com perfil integrador constitui uma oportunidade para promover as instituições envolvidas, bem como para ampliar parcerias e atividades em conjunto e potencializar a importância da educação tecnológica.

Voltado para a comunidade acadêmica (estudantes, docentes, servidores administrativos, gestores) tanto dos institutos federais quanto das instituições parceiras, e também para convidados e o público externo interessado nos temas abordados na programação, o Fórum levantará debates sobre questões como mobilidade, língua, linguagem e cultura, governança, ensino, pesquisa, extensão e inovação, na academia e na comunidade geral. O objetivo é fortalecer a cultura da internacionalização nos IF do Nordeste do Brasil de maneira a contribuir com o desenvolvimento tecnológico e a inovação da região. Além disso, o evento busca fomentar oportunidades de desenvolver espaços de intercâmbio cultural, gestão do conhecimento, mobilidade acadêmica e trabalho colaborativo com pesquisadores do contexto internacional. Ao propiciar um espaço de discussão e compartilhamento de experiências relativas à internacionalização, Cooperemos visa à ampliação de horizontes e à apropriação do conhecimento, a partir dos resultados das ações de internacionalização realizadas pela comunidade acadêmica das instituições.

SERVIÇO

O quê? “Cooperemos – 1º Fórum de Internacionalização dos Institutos Federais do Nordeste”

Quem? Institutos federais da Região Nordeste, com sede anfitriã em Pernambuco (IFPE)

Quando? 20 a 24 de setembro de 2021 (segunda a sexta-feira)