Página Inicial > Notícias > Estudantes do IFMA estão na final do Free Fire nos Jogos Eletrônicos dos Institutos Federais

A partida ocorre nesta sexta-feira (17), às 19h, e será transmitida no Youtube.
  • publicado 17/09/2021 11h08
  • última modificação 17/09/2021 15h16

A equipe EletroXL, formada por cinco alunos do IFMA Campus São Luís-Monte Castelo, está na final do Free Fire nos Jogos Eletrônicos dos Institutos Federais (eJIF Games 2021). A partida ocorre nesta sexta-feira (17), às 19h, e será transmitida pelo canal do Youtube Casado Games.

A equipe chegou à grande final após ter passado em primeiro lugar pela fase de grupos e também semifinais. Durante a fase de grupos, o time composto pelos alunos do IFMA participou de 4 (quatro) partidas e totalizou 56 pontos, com direito a uma rodada com vitória. Já nas semifinais, o time que representa o Instituto Federal do Maranhão somou 52 pontos, além de também ter vencido uma das quatro partidas desta fase.

Formada pelos estudantes Rodrigo Marques, Brenner Diniz, Vinicius Duailibe, Leonardo Preseres e Caio Sousa, a Eletroxil vai disputar a final do Free Fire no eJIF Games com outras nove equipes dos institutos federais do Rio de Janeiro, do Matro Grosso, do Ceará, do Paraná, do Piauí, de Santa Catarina, do Amazonas, Goiano e Colégio Pedro II.  O eJIF Games 2021 tem apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (CONIF) e representa uma alternativa para integrar os estudantes da rede federal de forma segura no contexto da pandemia de Covid-19.

O IFMA tem como chefe de delegação no eJIF Games 2021 o professor do Campus Santa Inês Antônio Filho. Já o técnico é o professor do Campus Carolina Fernando Chagas.  “Estamos muito felizes com o desempenho dos nossos estudantes cyber atletas na 1° edição dos eJIF GAMES Nacional, eles representaram com êxito a nossa instituição. Todos os nossos estudantes participantes dessa edição, bem como nossos servidores que estão nas funções de chefe de delegação e técnicos estão de parabéns”, destacou a coordenadora de Artes, Cultura e Desporto da Pró-Reitoria de Ensino e Assuntos Estudantis, Mayara Anunciação.

e-JIFMA

A EletroXL foi vitoriosa na etapa estadual, realizada pelo IFMA, o que garantiu a participação da equipe na etapa nacional. Um total de 262 estudantes participaram do e-JIFMA Games, primeira edição dos jogos eletrônicos estudantis do IFMA. A competição foi realizada de 23 a 30 de junho, de forma inteiramente remota. Os vencedores de cada modalidade foram classificados para participar da etapa nacional dos jogos eletrônicos, realizada de 13 a 17 de setembro. Cinco equipes do IFMA – duas de League of Legends e duas de Xadrez Arena, além da Eletroxil – participaram da competição nacional.

O e-JIFMA foi uma iniciativa da Coordenadoria de Artes, Cultura e Desporto (CACD) da Pró-Reitoria de Ensino e Assuntos Estudantis (PRENAE), contando com o apoio de professores dos campi. A competição foi aberta à participação de estudantes de cursos técnicos, de graduação e pós-graduação. A iniciativa teve o objetivo de promover a prática do e-sport, que é um tipo de competição em que jogos eletrônicos são disputados por jogadores que atuam como atletas de esportes tradicionais.