Página Inicial > Notícias > Zoo-Hackathon Nordeste: competição on-line de inovação ocorre em novembro

Zoo-Hackathon Nordeste: competição on-line de inovação ocorre em novembro

Maratona faz parte do Congresso Nordestino de Produção Animal, evento organizado pelo IFMA. Ao todo, são disponibilizadas 60 vagas.
  • publicado 20/09/2021 10h27
  • última modificação 20/09/2021 10h27

Em novembro, a Zootecnia entra nas maratonas de desenvolvimento com a realização do Zoo-Hackathon Nordeste, competição que integra a programação do XV Congresso Nordestino de Produção Animal (CNPA). Os hackathons são conhecidos há décadas, mas só ganharam o Brasil de vez há poucos anos, adaptados do cenário norte-americano. As maratonas apresentam como conceito principal a reunião de pessoas com experiências diferentes para, juntas, exercerem a criatividade e encontrarem soluções para problemas apresentados por empresas e instituições.

Ao todo, o CNPA disponibiliza 60 vagas, dispostas em 12 equipes, com no mínimo quatro e no máximo cinco participantes para desenvolvimento de projetos. As inscrições seguem abertas até o dia 01 de novembro, no site do evento.

De acordo com a organização do CNPA, a maratona de programação tem como objetivo produzir soluções inovadoras a partir de desafios reais apresentados por empresas, instituições e produtores rurais da produção animal regional. Os desafios lançados aos participantes serão apresentados no primeiro dia do evento, às 8h do dia 24 de novembro. As equipes irão apresentar os projetos finais na quinta-feira, 25. Seguindo critérios objetivos, como originalidade, impacto, viabilidade técnica e apresentação do pitch, um júri técnico escolherá a melhor proposta, que receberá um prêmio. A comissão avaliadora também irá selecionar mais duas propostas, de acordo com os temas expostos no início do evento e as soluções apresentadas.

Para mais informações, conhecer as regras e demais prazos, acesse aqui o site oficial do evento.

O Congresso

Além do Zoo – Hackthon Nordeste, a programação do Congresso Nordestino de Produção Animal vai contar com apresentação de trabalhos, premiações acadêmicas, XI Fórum dos Coordenadores de Programas de Pós-Graduação, simpósios e sessões científicas.

Desde a sua criação, em 1998, o CNPA, evento da Sociedade Nordestina de Produção Animal, reúne os principais representantes da área que atuam diretamente no setor produtivo da pecuária nordestina, como pesquisadores, professores, estudantes, profissionais de órgãos de gestão governamental e da indústria, além de empresários e produtores que buscam conhecimento e inovação tecnológica. A edição de 2021 tem comissão organizadora formada por representantes do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Maranhão (Sagrima), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e do Instituto de Ensino Superior Múltiplo (IESM). O Congresso também conta com o apoio da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ), Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ) e do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Maranhão (CRMV-MA).