Página Inicial > Notícias > PROPLADI divulga orientações sobre atividades na pandemia

PROPLADI divulga orientações sobre atividades na pandemia

Documento trata das medidas sanitárias a serem adotadas nos espaços físicos do Instituto com o retorno das atividades presenciais
  • publicado 29/09/2021 16h43
  • última modificação 29/09/2021 21h06

A Coordenadoria de Atenção à Saúde do Servidor (CASS), vinculada à Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PROPLADI), lançou um documento voltado para servidores, alunos e comunidade ligados aos campi e à Reitoria. “Manual de Biossegurança – para uso dos espaços físicos do IFMA no contexto da pandemia da COVID-19” contém orientações relacionadas às medidas de biossegurança que deverão ser amplamente divulgadas entre a comunidade institucional, prestadores de serviços e visitantes, antes do retorno às atividades presenciais.

O volume está disponível no portal “IFMA contra o Coronavírus (COVID-19)”, que informa sobre as medidas preventivas adotadas pelo Instituto contra a doença.

“Tenho certeza que esses instrumentos vão minimizar o contágio do vírus no retorno às atividades presenciais. Cada protocolo tem a sua importância, nas diferentes áreas em que se dirigem. Mas para funcionar é preciso que todos abracem a causa”, considerou Rosa-Lima Vasconcelos Coelho Duailibe (CASS), informando que o Manual foi formatado por grupo técnico de trabalho (GTT) formado por equipe multiprofissional. Segundo a coordenadora, as medidas sanitárias envolvem procedimentos de prevenção, minimização ou eliminação de riscos à saúde decorrentes da pandemia da Covid-19.

O Manual apresenta-se como um documento dinâmico, e leva em conta a possibilidade de surgirem novas orientações dos órgãos sanitários nas instâncias federal, estadual e municipal. Ou de ter seu conteúdo adaptado de acordo com realidade atual de cada unidade do IFMA. Sobre a implementação das orientações nas unidades do Instituto, o documento prevê que o processo deverá ser acompanhado pelo Comitê de Crise Local, equipe de saúde e demais colaboradores.

Rosa-Lima Duailibe ressalta a necessidade de a comunidade estar ciente de que o novo coronavírus é transmitido pelo contato direto com gotículas respiratórias expelidas por pessoas infectadas, quando tossem e espirram, bem como pelo contato com superfícies contaminadas pelo vírus, ou pelo toque no rosto (por exemplo, nos olhos, nariz e boca). “Nesse sentido, é importante que a Reitoria adote medidas para prevenir a transmissão desse agente nocivo à saúde, reduzindo os impactos do surto e apoiando medidas de controle da doença”, concluiu a coordenadora.

Manual de Biossegurança

Dividido em sete capítulos (além de seis anexos), o “Manual de Biossegurança” traz definições ligadas ao tema (caso confirmado e caso suspeito de Covid-19, e contactante de caso confirmado) e aborda os critérios para suspensão tanto das aulas e atividades presenciais quanto do isolamento, nesse último caso em conformidade com a Nota Técnica GVIMS/GGTES/ANVISA N° 07/2020, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O Manual também trata de questões como grupo de risco e trabalho remoto, sobre o que fazer em caso de presença de sintomas compatíveis com a Covid-19, e procedimentos de acesso às dependências das unidades institucionais: espaços de ensino, pesquisa e extensão; salas de aula; laboratórios; ou setores administrativos. Os anexos divulgam orientações de biossegurança para setores específicos: serviço de limpeza, protocolo, assistência estudantil, núcleos de atendimento a pessoas com necessidades específicas (NAPNE) ou atendimento educacional especializado (AEE), biblioteca, e Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal (SIASS).

Acesse:

Manual de Biossegurança: uso dos espaços físicos do IFMA no contexto da Pandemia de Covid-19