Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Notícias (Destaque Foto Grande) > LIVRO SOBRE HISTÓRIA DE MAIS DE 70 ANOS DO IFMA MARACANÃ SERÁ LANÇADO NA QUINTA (07)
Início do conteúdo da página Notícias

LIVRO SOBRE HISTÓRIA DE MAIS DE 70 ANOS DO IFMA MARACANÃ SERÁ LANÇADO NA QUINTA (07)

  • Inaldo Lisboa, adaptado por Romulo Gomes
  • publicado 04/10/2021 08h35
  • última modificação 04/10/2021 08h35

Imprimir

Professor Inaldo Lisboa, organizador do livro “Por trás de um portão amarelo”

Histórias dos mais de 70 anos de existência do atual IFMA – Campus São Luís Maracanã foram registradas no livro “Por trás de um portão amarelo”, que será lançado na próxima quinta-feira (07), a partir das 17h, em frente ao Espaço Cultural (prédio mais antigo do campus, onde funcionou a primeira instalação do então Colégio Agrícola do Maranhão). A obra foi organizada pelo professor Inaldo Lisboa, que é escritor, dramaturgo, cineasta e atua na instituição desde 1995.

As memórias transitam pelo Colégio Agrícola do Maranhão, pela Escola Agrotécnica Federal de São Luiz (assim mesmo com Z) e pelo atual IFMA Maracanã. Em suas mais de 500 páginas, foram destacadas a evolução pedagógica, administrativa e política, o tratamento de questões ambientais e étnico-raciais, a memória de alunos, a arte quebrando a dureza do tecnicismo, o apelo a uma formação humana e cidadã e as atividades realizadas em prol das populações do campo.

“Além de registrar a memória da instituição, o livro também resgata a história da educação profissional agrícola no Estado do Maranhão, no contexto de tantas lutas e todo o seu processo de interiorização e extensão”, adianta Inaldo Lisboa, que atualmente é diretor geral pro-tempore do IFMA – Campus Itapecuru Mirim.

Os capítulos foram escritos pelos professores Inaldo Lisboa, Vespasiano de Abreu da Hora, Jandira Pereira Souza, Alice Cadete Lisboa, Vilma Martins Almeida, Antônia Macêdo, Hérliton Nunes, Socorro Botelho, Gilvandro Veras e Valdir Mouzinho. Para a produção do material, a equipe de pesquisadores fez entrevistas, coletou documentos, reuniu fotografias, mapas e gráficos. O livro conta com esses vários olhares.

Para o lançamento presencial do livro, que foi editado pela Viegas Editora, serão adotadas as medidas sanitárias previstas no protocolo do IFMA, com base nas recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde. Além dos depoimentos dos autores, na programação, está previsto o show Voo de Maracanã, com uma banda formada pelos professores Khey Albert, Carol Batista, Carlos Cavalcante e Dimas Menezes.

Sobre o organizador do livro

Inaldo Lisboa é maranhense, nascido em Itapecuru-Mirim, em 1964. Graduou-se em Educação Artística, com habilitação em Artes Cênicas, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e em Letras pela Universidade Ceuma. É especialista em Língua Portuguesa, pela Universidade Salgado de Oliveira, e Mestre em Ciências, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atualmente, ele faz doutorado na Universidade Nacional de Rosário (UNR), Argentina.

Entre suas inúmeras obras, destacam-se as peças teatrais e filmes de curta e longa metragem. Publicou o livro de crônicas e contos “Tudo Azul no Planeta Itapecuru”, lançado em 2005, e o livro “Nicéas Drumont: o gavião Vadio”, que ganhou o prêmio Artur Azevedo, no 31º Concurso Literário e Artístico Cidade de São Luís, em 2007. Participou da coletânea “Púlcaro Literário”, e organizou, juntamente com Jucey Santana, o livro “João Batista: Um homem itapecuruense e sua múltipla história”. Em 2019, lançou os livros “O último voo das andorinhas” e “Os novos degradados do Éden”. Inaldo é membro fundador da Academia Itapecuruense de Ciências Letras e Artes (AICLA), sócio da Associação Maranhense dos Escritores Independentes (AMEI) e é associado à Sociedade Brasileira de Autores Teatrais (SBAT).

Serviço

O QUÊ: Lançamento do livro “Por trás de um portão amarelo”

QUANDO: Quinta-feira, 7 de outubro, a partir das 17h.

ONDE: IFMA – Campus Maracanã, em frente ao Espaço Cultural

Fim do conteúdo da página