Página Inicial > Notícias > IFMA inicia programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia nesta quarta-feira (6)

Todas as atividades serão transmitidas pelo canal da TV IFMA no Youtube.
  • publicado 05/10/2021 19h54
  • última modificação 05/10/2021 20h12

A programação do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) referente a 18ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem início nesta quarta-feira, 06, a partir das 17h e com transmissão no Canal da TV IFMA no Youtube. Organizado pelas Pró-Reitorias de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPGI), Ensino e Assistência Estudantil (PRENAE) e Extensão (PROEXT) o evento conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e tem como tema este ano “A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta  – um olhara para o Estado do Maranhão”.  As inscrições seguem abertas até o início da programação. O evento será realizados nos dias 06, 07 e 27 de outubro. Não há cobrança de taxa.

Acesse aqui o site, confira a programação e faça sua inscrição.

Programação

Todas as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no IFMA serão transmitidas pelo canal da TV IFMA no Youtube. A palestra inaugural será conduzida pelo professor André Santos, atual Diretor-Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), tem início às 18h desta quarta-feira (06) e terá como tema A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”.

A atividade seguinte ocorrerá no dia 07, a partir das 09h, e a programação conta com a participação do Secretário Adjunto de Estado Diretos Humanos, Bruno Lacerda. Ele abordará o tema “A transversalidade da CT&I na concretização dos objetivos de desenvolvimento sustentável da agenda 2030”. Já no dia 27 de outubro, a atividade “O Lugar das Mulheres e das Meninas é na Ciência!?” será conduzida pelas professoras do IFMA Laurinda Fernanda Saldanha Siqueira (Campus São Luís – Centro Histórico), Ana Angélica Mathias Macedo (Campus Imperatriz),  Zafira da Silva de Almeida (UEMA) e Nayara Rocha Ribeiro, egressa do curso técnico de Automação e Controle e Telecomunicações do Campus São Luís-Monte Castelo e atualmente cursando Engenharia Elétrica Industrial, também no IFMA Campus São Luís-Monte Castelo.

Ainda no dia 27 de outubro, estão previstas atividades presenciais no Parque do Rangedor, em São Luís, capital maranhense. Haverá uma exposição de trabalhos científicos, tecnológicos, de extensão e de ensino desenvolvidos por servidores e alunos do IFMA, entre 16 e 20 horas.  No mesmo horário irá ocorrer a Mostra de Teatro Científico “CT&I: Onde está o IFMA?, quando serão apresentadas peças teatrais produzidas por alunos e servidores do Instituto.

Confira os links das Transmissões:

Solenidade de Abertura  e Palestra “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”

06.10 (quarta-feira) às 17h

Palestra “A transversalidade da CT&I na concretização dos objetivos de desenvolvimento sustentável da agenda 2030”

07.10 (quinta-feira) às 09h

Mesa Redonda “O Lugar das Mulheres e das Meninas é na Ciência!?”

27.10 (quinta-feira) – 16h