Página Inicial > Notícias > IFMA abre consulta pública sobre nova Política de Assistência Estudantil

IFMA abre consulta pública sobre nova Política de Assistência Estudantil

• publicado 06/10/2021 17h25
  • última modificação 06/10/2021 17h26

Com o objetivo de aperfeiçoar as ações voltadas para a permanência e êxito dos estudantes, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) está reformulando a Política de Assistência Estudantil (PAE). A comunidade acadêmica é convidada a participar desse processo de revisão por meio de uma consulta pública que ficará disponível on-line até o dia 26 de outubro.

Na página da nova Política de Assistência Estudantil, é possível acessar a proposta da nova resolução e um documento norteador que explica como o documento foi construído. Após a consulta pública, a comunidade também poderá participar das discussões em um fórum previsto para o dia 3 de novembro.

A construção da nova PAE teve início em 2019, com a formação de um grupo de trabalho e o levantamento de demandas de assistência estudantil nos campi. As principais mudanças propostas são relacionadas à delimitação da competência das equipes multidisciplinares e à criação de programas mais abrangentes de assistência estudantil.

Nessa proposta, ficam mantidos os programas de assistência universal, primária e secundária, mas há a previsão de uma única bolsa que contemple as despesas dos alunos em situação de vulnerabilidade social com alimentação, transporte, material didático e moradia. A ideia é diminuir a quantidade de editais de seleção e análises socioeconômicas simultâneos, simplificando o processo para os estudantes que precisam de todos esses subsídios.

Saiba mais acessando a página da Nova Política de Assistência Estudantil