Página Inicial > Notícias > IFMA reúne parceiros maranhenses com representantes dos EUA

IFMA reúne parceiros maranhenses com representantes dos EUA

Instituições públicas e privadas apresentaram painel de oportunidades a integrantes da diplomacia americana no Brasil
  • Augusto do Nascimento
  • publicado 07/10/2021 03h14
  • última modificação 07/10/2021 03h20

Reitor do IFMA, Carlos César Teixeira, recebeu instituições maranhenses e representantes americanos

Em evento promovido pelo IFMA, instituições de educação e do setor privado maranhenses apresentaram o potencial local para o desenvolvimento de parcerias com os Estados Unidos. Realizado no auditório da Reitoria, na manhã de terça-feira (5), e seguindo medidas sanitárias para a prevenção e combate à Covid-19, o painel “Educação, Ciência, Tecnologia, Internacionalização e Inovação no Maranhão” teve a proposta de aproximação e diálogo entre as instituições que atuam no ensino de línguas e na educação técnica, tecnológica e superior no Estado do Maranhão, e contou com a participação de Jeffrey Lodermeier, cônsul de Educação, Cultura e Imprensa, representando o Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife (PE).

Representantes das instituições participantes

Durante o painel, os participantes mostraram aos convidados estrangeiros um panorama das atividades que realizam nas temáticas propostas pelo evento, enfatizando as ações e parcerias ligadas à internacionalização, em especial com instituições atuantes nos Estados Unidos. Os gestores expuseram ainda informações sobre intercâmbios de estudantes, programas de mobilidade acadêmica internacional, e trocaram experiências pessoais e institucionais relacionadas a essa área. Dentre os desafios para o aperfeiçoamento do setor no Maranhão, os painelistas consideraram a necessidade tanto de difundir o aprendizado de línguas estrangeiras, quanto de investimentos para capacitar quadros e efetivar a internacionalização de empresas e setor público no Estado.

Execução dos hinos nacionais e exibição de vídeo institucional

“Quero ter a oportunidade de, em um futuro próximo, conhecer cada instituição [participante do evento]”, disse Jeffrey Lordemeier, avaliando como positivas as experiências apresentadas pelos painelistas, assim como a sinergia demonstrada pelos representantes das diferentes instituições envolvidas na programação. Destacando que o Brasil e os Estados Unidos representam as duas maiores democracias do hemisfério, o cônsul apontou para os desafios com que os países deparam no século 21, nos cenários regional e global, o que requer o fortalecimento de iniciativas em diversas áreas, como segurança, direitos humanos, democracia e meio ambiente.

Discursos e homenagens

Carlos César Teixeira observou que a educação constitui um relevante instrumento para transformar vidas, tendo efeitos em toda a sociedade. O reitor ressaltou os avanços relacionados à pandemia da Covid-19, como a disseminação das campanhas de vacinação, que vinham permitindo o retorno das atividades presenciais nas unidades do IFMA e das demais instituições presentes no painel, inclusive as ações de internacionalização. Enfatizando as pautas ambiental e de segurança alimentar, o gestor tratou da responsabilidade social do IFMA, em compartilhar com a sociedade o conhecimento que gera e os resultados dos projetos e programas de pesquisa, inovação e empreendedorismo que desenvolve. Carlos César Teixeira ressaltou os desdobramentos a serem tomados a partir da realização do painel, de forma que as instituições envolvidas continuem a atuar em conjunto para promover o desenvolvimento econômico e social do Maranhão.

Reunião no Gabinete da Reitoria

Antes do encontro com os painelistas, Carlos César Teixeira e a professora Virgínia Carvalho, representando a Diretoria de Relações Internacionais (DIRI), encontraram-se com os visitantes estadunidenses no Gabinete da Reitoria, quando trataram de programas e projetos realizados no IFMA, e da política de internacionalização do Instituto. Outra questão foi a perspectiva de se estabelecerem convênios de parceria para o fortalecimento e ampliação das ações nos campi, com benefícios para municípios nas várias regiões do Maranhão alcançadas pelos pontos de presença do IFMA. Ao discutirem sobre as articulações entre as dimensões de ensino, pesquisa, extensão e inovação, Jeffrey Lodermeier destacou o interesse por iniciativas voltadas para o meio ambiente e que promovessem o desenvolvimento das comunidades, como ações voltadas para a geração de renda. Carlos César Teixeira explicou sobre a oferta de cursos em diversas áreas ambientais, desde os técnicos de nível médio e os de formação inicial e continuada (FIC), e os projetos destinados ao fortalecimento de grupos sociais.