Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > IFMA realiza I Reunião com Coordenadores de Cursos Técnicos da instituição
Início do conteúdo da página Notícias

IFMA realiza I Reunião com Coordenadores de Cursos Técnicos da instituição

Encontro ocorreu nesta quarta-feira (06), pela manhã, por meio remoto. O IFMA tem 203 cursos técnicos e 128 coordenadores.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 08/10/2021 11h34
  • última modificação 08/10/2021 11h34

Imprimir

Encontro que reuniu coordenadores foi promovido pelo Departamento de Ensino Técnico da Prenae.

A Pró-Reitoria de Ensino e Assuntos Estudantis (Prenae) do IFMA promoveu, nesta quarta-feira (06), a I Reunião com Coordenadores de Cursos Técnicos da instituição. Durante o encontro, foi discutida a criação, a partir de 2022, de uma feira de profissões sistêmicas para a divulgação dos cursos técnicos do IFMA e a elaboração de um guia do coordenador de curso. Foi apresentada ainda a minuta de Resolução do Conselho de Classe dos cursos, que recebeu propostas de modificações.

O IFMA tem 203 cursos técnicos e 128 coordenadores. O encontro buscou reuni-los para discutir questões orgânicas relativas ao funcionamento e divulgação dos cursos. “A intenção é institucionalizar essas reuniões e estabelecer um contato sistêmico, periódico, para que os cursos técnicos do IFMA estejam alinhados e se fortaleçam”, explicou a chefe do Departamento de Ensino Técnico da Prenae, Márcia Andréa Santos.

Uma das principais pautas discutidas durante o encontro, a criação de uma feira de profissões sistêmica tem como propósito divulgar informações sobre cursos técnicos, carreiras e mercado de trabalho, além de ser uma oportunidade para que a sociedade conheça o IFMA e suas unidades de ensino. O objetivo é tornar a feira um evento anual, como forma de divulgação do processo seletivo dos cursos técnicos do IFMA. “Esse evento pretende ainda auxiliar os estudantes no processo de decisão de qual carreira pretendem seguir, mostrando a eles, inclusive, que o exercício de uma profissão pode ser garantido a partir de um curso técnico”, disse Márcia Andréa Santos.

A chefe do Departamento de Ensino Técnico apresentou ainda o drive de armazenamento de informações e documentos voltados para os coordenadores de cursos técnicos do IFMA. Trata-se de uma ferramenta de comunicação criada pela Prenae para que sejam divulgados para os coordenadores documentos atualizados ligados ao funcionamento dos cursos, como processos eletrônicos, legislações, resoluções e comunicados.

A Pró-Reitoria de Ensino gerou também uma lista de transmissão (grupo) para promover a comunicação da pasta com os coordenadores de cursos técnicos dos campi. “O objetivo é aproximar as ações da Prenae com as ações que ocorrem nos campi ligadas aos cursos técnicos”, explicou Márcia Andréa Santos.

Buscando facilitar o trabalho dos coordenadores, outra proposta da Prenae apresentada na reunião foi a construção do Guia de Coordenadores de Cursos Técnicos. “Esse documento vai ser criado para servir como norte do trabalho dos coordenadores e seus substitutos”, comunicou a chefe do departamento.

registrado em:
Fim do conteúdo da página