Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > IFMA entrega Fábrica de Inovação no Campus Pinheiro
Início do conteúdo da página Notícias

IFMA entrega Fábrica de Inovação no Campus Pinheiro

A 8ª unidade da Fábrica tem o objetivo de estimular o desenvolvimento da pesquisa e da inovação, solucionando demandas da Baixada Maranhense
  • Cláudio Moraes
  • publicado 13/10/2021 15h05
  • última modificação 13/10/2021 15h41

Imprimir

Servidores, estudantes e autoridades locais se reuniram na quinta-feira (7/10) para celebrar a primeira década de implantação do Campus Pinheiro do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). A solenidade foi transmitida pelo canal da TV IFMA no Youtube, de forma a ampliar a participação da comunidade.

 

Os 10 anos foram completados no ano passado e por conta da pandemia não foi possível a realização da solenidade naquele momento. “Não poderia deixar de comemorar e reconhecer essa história de muitas conquistas, extremamente desafiadora, pensando na melhoria da Baixada Maranhense e no bem da sociedade”, ressaltou o diretor geral do campus, Vandeberg Araújo.

“O campus deve comemorar pois são muitas as conquistas nesses dez anos”, avaliou o reitor Carlos César Teixeira. “E nesse aniversário quem está sendo presenteada é a sociedade”, prosseguiu o reitor ao registrar a inauguração da oitava unidade da Fábrica de Inovação do IFMA.

De acordo com Carlos César, trata-se da materialização de um sonho. O projeto é oriundo do planejamento estratégico do IFMA iniciado em 2016. ”Agora estamos na fase da materialização e das entregas”, celebrou o reitor. “O planejamento é fundamental no momento em que não se pode errar, pois os recursos são escassos ou quase inexistentes.”, prosseguiu. “O norte do planejamento é a marca de nossa gestão”, afirmou.

 

A Fábrica de Inovação tem o objetivo de estimular o desenvolvimento da pesquisa e da inovação, solucionando demandas locais. Empresas e instituições públicas podem encaminhar demandas de projetos científicos, tecnológicos e de inovação ao IFMA. “A Fábrica tem foco na inovação, na aproximação com o setor produtivo, na busca de entrega reais, e estamos abrindo as portas da instituição para fazer essa aproximação”, afirmou Carlos César Teixeira.

Para o secretário de Indústria, Comércio e Turismo do município, Giovane Melo, a Fábrica chega em um momento muito oportuno para região. “Esse projeto é magnífico, pois num passado não muito distante, as pessoas da cidade precisam se dirigir pra Campina Grande, Belém, Pernambuco, Rio de Janeiro ou São Luís para estudar e, hoje, temos uma Fábrica que vai unir as nossas necessidades e os sonhos de cada”, afirmou.” Precisamos trabalhar para que  nossa cidade possa ter novos marcos”, prosseguiu.

De acordo com o reitor Carlos César Teixeira, o IFMA é um parceiro do município e de todas as instituições que fazem parte da Baixada Maranhense. “Temos o propósito de auxiliar no desenvolvimento socioeconômico, cultural, científico e tecnológico da região”, afirmou.

A unidade da Fábrica de Inovação do IFMA em Pinheiro é a oitava inaugurada no estado e a meta do IFMA é entregar outras cinco unidades da Fábrica de Inovação até o final do ano. “A nossa Fábrica é diferente, pois vai atender tanto a pesquisa quanto a extensão e as ações de ensino”, avaliou o diretor-geral do Campus Bacabal, Vandeberg Araújo. “Serão muitos benefícios para a cidade de Pinheiro e para a Baixada maranhens”, prosseguiu. “É um momento histórico, pois proporciona um novo horizonte”, complementou.

A diretora de Pesquisa, no exercício da função de pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFMA, Georgiana Marques, assinalou que a Fábrica vai chegar a todos os campi. “É um sonho concretizado, por meio do qual podemos unir a sociedade, empresas, as nossas ideias e transformar isso em soluções”, destacou. “Quem vai ganhar é a sociedade pinheirense, pois estamos construindo um momento com a inovação que é um passo para o futuro”, complementou.

Para o pró-reitor de Ensino e Assuntos Estudantis, Maron Gomes, o projeto é muito significativo e importante para a vida dos estudantes. “Trará excelentes frutos na atuação do campus com a comunidade, alimentando a esperança e iluminando caminhos”, pontuou.

Para a estudante do curso técnico em Administração Nayra Michele Ribeiro, a Fábrica “é um projeto maravilhoso que vai beneficiar a todos os estudantes”.

De acordo com o pró-reitor de Extensão, Carlos Alexandre Amaral Araújo, o projeto do IFMA é exitoso. “Tenho a certeza de que vai melhorar os indicadores de nosso estado, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão”, finalizou.

Integraram, ainda, o dispositivo de honra da solenidade os diretores do campus, de Desenvolvimento Educacional, Danilo Santos, e de Administração e Planejamento, Silvestre Paixão Júnior.

 

Homenagens

A solenidade comemorativa prestou homenagens a pessoas e instituições que contribuíram com a história do Campus Pinheiro em sua primeira década.

Foram homenageados os servidores Isaías Mendes, Rommel Neves e Liliane Costa, os estudantes egressos do IFMA que se tornaram servidores do campus, Seliene Costa, Richard Costa e Moisés Silva, os ex-diretores de Desenvolvimento Institucional do campus, Juliele Carvalho e Reginaldo Nascimento Neto, o ex-diretor geral, Edinaldo Mourão, e o reitor Carlos César Teixeira.

registrado em:
Fim do conteúdo da página