Página Inicial > Notícias > Pesquisadores do IFMA fazem parte de ranking acadêmico internacional

Pesquisadores do IFMA fazem parte de ranking acadêmico internacional

• publicado 14/10/2021 12h24
  • última modificação 14/10/2021 12h24

A edição 2021 do ranking internacional de cientistas “AD Scientific Index” traz o nome de 15 pesquisadores do IFMA, dentre os quais a estudante Mônica Nascimento Silva, do curso Técnico em Meio Ambiente do Campus Codó. Diferente de outros sistemas voltados para a avaliação de periódicos científicos e universidades, o “AD Scientific Index” baseia seu ranking e análises na performance científica e no valor agregado proporcionado pela produtividade científica individual. Além disso, o índice também classifica as instituições segundo as características de seu quadro de cientistas afiliados.

O índice científico tem seu nome derivado das iniciais dos cientistas que desenvolveram a metodologia: Murat Alper e Cihan Döğer. Como organização independente, o AD Scientific Index não recebe qualquer tipo de financiamento de instituições ou de países.

“O resultado mostra ao IFMA que estamos no caminho certo em relação a pesquisa e inovação”, disse Georgiana Marques, diretora de Pesquisa na Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPGI). Segundo a diretora, o Instituto possui qualidade de servidores tanto na pesquisa quanto na divulgação científica, o que também é resultado da parceria da instituição no fomento e apoio, inclusive da PRPGI. Georgiana Marques observou que todos os cientistas constantes do ranking são ou foram pesquisadores de projetos de iniciação científica e tecnológica. Sobre a presença de representantes de vários campi do IFMA, ela considerou que demonstra uma homogeneização da qualidade a que fez referência. “Neste cenário, vemos que quem ganha com o benefício desta divulgação e promoção da pesquisa são nossos alunos e nossa sociedade”, concluiu.

Natilene de Mesquita Brito, uma das pesquisadoras presentes no ranking (ver relação abaixo), disse ter sido apanhada de surpresa ao verificar o próprio nome na lista. Para ela, o reconhecimento demonstra que o conhecimento produzido no Instituto está de fato agregando valor na construção de pesquisas desenvolvidas em outros centros. “Ficamos lisonjeados em saber que realmente estamos contribuindo com a ciência”, disse a professora de Química, que por oito anos foi pró-reitora na PRPGI. Ela destacou ainda que o a classificação dos pesquisadores no cenário internacional aponta que o IFMA tem sido bem sucedido na promoção das atividades de pesquisa.

Pesquisadores do IFMA com nome no AD Scientific Index 2021

– Mônica Nascimento Silva [estudante do curso técnico] (Meio Ambiente | Codó)

– Cristina de Andrade Monteiro (Biologia | Monte Castelo)

– Natilene Mesquita Brito (Química | Monte Castelo)