Página Inicial > Notícias > Mensagem do Reitor do IFMA – Dia dos Professores

• publicado 15/10/2021 09h32
  • última modificação 15/10/2021 09h34

Professor Carlos Cesar Teixeira – Reitor do IFMA

A educação é de fato um grande processo de transformação social. Hoje, 15 de outubro, celebramos a data daqueles e daquelas que são os verdadeiros responsáveis por esse processo – nossos professores e professoras.

Nesta data, gostaria de agradecer pessoalmente a cada um de vocês, professores e professoras, que têm demonstrado especial compromisso com o desenvolvimento da educação, que se reinventaram nessa Pandemia, e que continuam dia após dia exercitando a promoção do conhecimento, da cidadania e do processo formativo para mais de 28 mil jovens e trabalhadores que buscam no Instituto Federal do Maranhão a transformação pela educação.

Infelizmente, pelo segundo ano consecutivo, chegamos a este dia em meio ao triste cenário de uma Pandemia. Muitos de nossos queridos e queridas colegas foram tirados de forma abrupta do nosso convívio. Isso nos entristece e nos marca, de forma cruel, com cada vida que se vai.  Esse dia é também uma oportunidade para homenagearmos e lembrarmos de todos e todas que nos deixaram recentemente vitimados pela Covid-19.

O papel do(a) professor(a) não se resume apenas ao ambiente da sala de aula. Ele é muito maior. Talvez essa seja a menor parte, a que seja mais perceptível. Sua vida é envolta pelo ensino, pesquisa, extensão, planejamento e ainda ações de capacitação – sim, sempre em uma constante atualização.

Educar é uma missão, e não apenas um forma de emprego. Parabéns, professores(as) pela escolha dessa árdua tarefa e pelo trabalho que desenvolvem em prol de uma sociedade mais justa e igualitária.

Carlos Cesar Teixeira Ferreira
Reitor do IFMA