Coldir aprova criação de quatro novos projetos estratégicos do IFMA

(Da esq. p/ dir.) Clarisse Medeiros, Humberto Arruda e Carlos Cesar Teixeira Ferreira.
Durante a Reunião de Avaliação de Estratégias (RAE) do IFMA, realizada no dia 13 de outubro, o Colégio de Dirigentes (Coldir) aprovou a criação de quatro novos projetos estratégicos da instituição – Coworking IFMA, IFMA Livre de Violência de Gênero, Instituto Cidadão e IFMA Amazônia. O órgão colegiado também avaliou os 21 projetos já existentes, transformando dois deles em processos e políticas permanentes da instituição e aprovando a permanência dos outros 19. Com isso, o IFMA passa a ter 23 projetos estratégicos.
O reitor do IFMA, Carlos Cesar Teixeira Ferreira, presidente do Coldir, destacou a importância da Reunião de Avaliação de Estratégias. “Por meio da avaliação periódica dos nossos projetos, conseguimos elaborar nosso Planejamento Estratégico, que dinamiza a instituição, adequando nossas ações às demandas sociais, contribuindo de forma inovadora para o avanço e desenvolvimento do Maranhão. As ações avaliadas nesta reunião são os balizadores do IFMA, em termos de recursos financeiros e esforços aplicados, definidos por todos, representados por este colegiado”, declarou o reitor.
Transparência em gestão
A Análise dos Projetos Estratégicos do IFMA foi apresentada aos membros do Coldir pela pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Clarisse Medeiros, e pelo diretor de Planejamento Institucional e Desenvolvimento Humano, Humberto Arruda Guimarães. Clarisse Medeiros apontou que o Planejamento Estratégico tem contribuído para uma gestão transparente e dinâmica. “Apresentamos o resultado dos projetos desenvolvidos pelo IFMA de 2016 a 2020, para que eles possam ser avaliados pelos membros do Coldir. É importante destacar o Planejamento Estratégico contribui para a gestão e transparência das ações e recursos do Instituto. Isso fica claro para a instituição por meio da aprovação dos relatórios de avaliação do IFMA pela CGU [Controladoria Geral da União], em que sempre se destaca a objetividade de nossas ações”, disse a pró-reitora.
Projetos estratégicos
Entre os projetos estratégicos criados, o Coworking IFMA visa fortalecer a política de empreendedorismo e inovação empresarial por meio de ações como a Jornada Empreendedora; Desafio de Ideias; Mentorias de Gestão/Espaço Físico ou Virtual de empreendimentos. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento do empreendedorismo local, com a promoção de uma educação empreendedora dentro e fora do IFMA.
O IFMA Livre de Violência de Gênero foi criado para enfrentar as desigualdades de gênero no âmbito da institução, com vistas a possibilitar espaço acadêmico e de trabalho livre de violência. O objetivo é a implementação de uma política institucional permanente de prevenção e combate à violência de gênero.
O Instituto Cidadão é um projeto existente no IFMA desde 2009, com a realização de ações sociais para fornecer serviços gratuitos à comunidade. Agora transformada em projeto estratégico, a iniciativa busca promover interação mais constante entre os servidores e alunos com a comunidade. Entre as entregas do projeto, estão previstas a prestação de serviços digitais do Governo Federal à comunidade; prestação de serviços de saúde, orientações jurídicas e de assistência social; emissão de documentação oficial como RG, CPF eAtestado de Boa conduta, etc.; realização de atividades culturais da região e atividades esportivas.
Já o IFMA Amazônia pretende promover o desenvolvimento sustentável das comunidades tradicionais da Amazônia, colaborar com a preservação da biodiversidade, incentivar ações de reflorestamento e promover a educação ambiental. Para isso, serão desenvolvidas ações diretas de capacitação e transferência de tecnologia para as comunidades tradicionais, com a realização de cursos de formação e preparação para o mercado de trabalho, visando a manutenção desses povos em suas localidades.
Apresentada durante a reunião do Coldir, a proposta de projeto estratégico Empreenda-se ainda será avaliada pelos membros do órgão colegiado.
Além dos projetos criados, foram avaliados com bom desempenho e mantidos os projetos estratégicos:
Observatório dos APLs (Arranjos Produtivos Locais)
Centro de Formação dos Servidores (CFS)
SUAP Edu e Catálogo de Projetos de Ensino
Os projetos estratégicos SUAP Edu e Catálogo de Projetos de Ensino foram transformados em ações permanentes do IFMA. O SUAP Edu foi implantando como novo sistema acadêmico da instituição e passou a integrar os processos permanentes da Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DIGTI). Ele substituiu o Q-Acadêmico e foi incorporado como plataforma única em todos os campi do Instituto.
Já o Catálogo de Projetos de Ensino foi transformado na Política de Programas e Projetos de Ensino do IFMA (Resolução nº18, de 7 de junho de 2021), ação contínua da Pró-Reitoria de Ensino e Assuntos Estudantis (Prenae). A Política foi criada para implementação e desenvolvimento de ações de ensino, articuladas à pesquisa e extensão, por meio de bolsa e apoio financeiro para atividades e ações pedagógicas extracurriculares como grupos de estudo, reforço escolar, práticas pedagógicas inovadoras, projetos integradores, cursos, oficinas, atividades artístico-culturais, atividades desportivas e atividades de promoção à saúde, entre outras.
Redes Sociais