Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Coldir aprova criação de quatro novos projetos estratégicos do IFMA
Início do conteúdo da página Notícias

Coldir aprova criação de quatro novos projetos estratégicos do IFMA

Foram criados os projetos Coworking IFMA, IFMA Sem Violência de Gênero, Instituto Cidadão e IFMA Amazônia.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 19/10/2021 12h05
  • última modificação 19/10/2021 12h05

Imprimir

(Da esq. p/ dir.) Clarisse Medeiros, Humberto Arruda e Carlos Cesar Teixeira Ferreira.

Durante a Reunião de Avaliação de Estratégias (RAE) do IFMA, realizada no dia 13 de outubro, o Colégio de Dirigentes (Coldir) aprovou a criação de quatro novos projetos estratégicos da instituição – Coworking IFMA, IFMA Livre de Violência de Gênero, Instituto Cidadão e IFMA Amazônia. O órgão colegiado também avaliou os 21 projetos já existentes, transformando dois deles em processos e políticas permanentes da instituição e aprovando a permanência dos outros 19. Com isso, o IFMA passa a ter 23 projetos estratégicos.

O reitor do IFMA, Carlos Cesar Teixeira Ferreira, presidente do Coldir, destacou a importância da Reunião de Avaliação de Estratégias. “Por meio da avaliação periódica dos nossos projetos, conseguimos elaborar nosso Planejamento Estratégico, que dinamiza a instituição, adequando nossas ações às demandas sociais, contribuindo de forma inovadora para o avanço e desenvolvimento do Maranhão. As ações avaliadas nesta reunião são os balizadores do IFMA, em termos de recursos financeiros e esforços aplicados, definidos por todos, representados por este colegiado”, declarou o reitor.

Transparência em gestão

A Análise dos Projetos Estratégicos do IFMA foi apresentada aos membros do Coldir pela pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Clarisse Medeiros, e pelo diretor de Planejamento Institucional e Desenvolvimento Humano, Humberto Arruda Guimarães. Clarisse Medeiros apontou que o Planejamento Estratégico tem contribuído para uma gestão transparente e dinâmica. “Apresentamos o resultado dos projetos desenvolvidos pelo IFMA de 2016 a 2020, para que eles possam ser avaliados pelos membros do Coldir. É importante destacar o Planejamento Estratégico contribui para a gestão e transparência das ações e recursos do Instituto. Isso fica claro para a instituição por meio da aprovação dos relatórios de avaliação do IFMA pela CGU [Controladoria Geral da União], em que sempre se destaca a objetividade de nossas ações”, disse a pró-reitora.


Projetos estratégicos

Entre os projetos estratégicos criados, o Coworking IFMA visa fortalecer a política de empreendedorismo e inovação empresarial por meio de ações como a Jornada Empreendedora; Desafio de Ideias; Mentorias de Gestão/Espaço Físico ou Virtual de empreendimentos. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento do empreendedorismo local, com a promoção de uma educação empreendedora dentro e fora do IFMA.

O IFMA Livre de Violência de Gênero foi criado para enfrentar as desigualdades de gênero no âmbito da institução, com vistas a possibilitar espaço acadêmico e de trabalho livre de violência. O objetivo é a implementação de uma política institucional permanente de prevenção e combate à violência de gênero.

O Instituto Cidadão é um projeto existente no IFMA desde 2009, com a realização de ações sociais para fornecer serviços gratuitos à comunidade. Agora transformada em projeto estratégico, a iniciativa busca promover interação mais constante entre os servidores e alunos com a comunidade. Entre as entregas do projeto, estão previstas a prestação de serviços digitais do Governo Federal à comunidade; prestação de serviços de saúde, orientações jurídicas e de assistência social; emissão de documentação oficial como RG, CPF eAtestado de Boa conduta, etc.; realização de atividades culturais da região e atividades esportivas.

Já o IFMA Amazônia pretende promover o desenvolvimento sustentável das comunidades tradicionais da Amazônia, colaborar com a preservação da biodiversidade, incentivar ações de reflorestamento e promover a educação ambiental. Para isso, serão desenvolvidas ações diretas de capacitação e transferência de tecnologia para as comunidades tradicionais, com a realização de cursos de formação e preparação para o mercado de trabalho, visando a manutenção desses povos em suas localidades.

Apresentada durante a reunião do Coldir, a proposta de projeto estratégico Empreenda-se ainda será avaliada pelos membros do órgão colegiado.

Além dos projetos criados, foram avaliados com bom desempenho e mantidos os projetos estratégicos:

Observatório dos APLs (Arranjos Produtivos Locais)

IFMA no Mundo

Centro de Formação dos Servidores (CFS)

IFMA Digital

Fábrica de Inovação

Mulheres Mil

Gestão de Conhecimento

TV IFMA

Rádio IFMA

Intranet IFMA

Processo Eletrônico

Sistema de Gestão de Tarefas

Escritório de Processos

Campus Referência

Laboratórios Inteligentes

IFMA Sustentável

Memorial IFMA

Selo IFMAfirmativo

Polo Digital

SUAP Edu e Catálogo de Projetos de Ensino

Os projetos estratégicos SUAP Edu e Catálogo de Projetos de Ensino foram transformados em ações permanentes do IFMA. O SUAP Edu foi implantando como novo sistema acadêmico da instituição e passou a integrar os processos permanentes da Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DIGTI). Ele substituiu o Q-Acadêmico e foi incorporado como plataforma única em todos os campi do Instituto.

Já o Catálogo de Projetos de Ensino foi transformado na Política de Programas e Projetos de Ensino do IFMA (Resolução nº18, de 7 de junho de 2021), ação contínua da Pró-Reitoria de Ensino e Assuntos Estudantis (Prenae). A Política foi criada para implementação e desenvolvimento de ações de ensino, articuladas à pesquisa e extensão, por meio de bolsa e apoio financeiro para atividades e ações pedagógicas extracurriculares como grupos de estudo, reforço escolar, práticas pedagógicas inovadoras, projetos integradores, cursos, oficinas, atividades artístico-culturais, atividades desportivas e atividades de promoção à saúde, entre outras.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página