Página Inicial > Notícias > IFMA recebe representantes do Ministério da Agricultura da França

IFMA recebe representantes do Ministério da Agricultura da França

Visita aconteceu no dia 18 de outubro, com o objetivo de fazer um balanço da participação dos estudantes do IFMA no Fórum Franco-Brasileiro ocorrido em 2019.
  • publicado 19/10/2021 23h55
  • última modificação 20/10/2021 10h04

O Instituto Federal do Maranhão recebeu na tarde da última segunda-feira (18) a visita de representantes do Ministério da Agricultura e Alimentação da França com o objetivo de fazer um balanço da participação de cinco estudantes do IFMA no VI Fórum Franco-Brasileiro, realizado em 2019, no Instituto Federal Goiano, Campus Urutaí. Com a vinda à São Luís, Fanny de Oliveira Santos e Vincent VamBerkel também já iniciaram os preparativos para o fórum de 2022, que ocorrerá na França, e deverá ter a participação de estudantes do IFMA dos cursos das áreas agrícola e de meio ambiente.

Os representantes do ministério francês estiveram acompanhados nas dependências da Reitoria pelo diretor de Relações Internacionais do IFMA, Vilton Soares de Souza. “Iniciamos a participação do IFMA no fórum Franco Brasileiro em 2019, e estamos agora avaliando a nossa participação no fórum e já iniciando os preparativos para o evento de 2022. Estamos entrevistando os alunos que participaram em 2019 e já preparando cinco alunos e um professor do IFMA com um projeto para ser apresentado no fórum na França”, explicou o diretor. “Vai sair em breve um edital de seleção para a participação de alunos e um professor do IFMA no fórum em 2022”, completa.

O reitor do IFMA, Carlos César Teixeira, e o pró-reitor de Extensão, Carlos Alexandre Amaral, também conversaram com os visitantes franceses em reunião no gabinete do reitor. O pró-retior de extensão destacou que “é importante que os estudantes que farão intercâmbio na França possam compartilhar o que aprenderam lá com seus colegas daqui” Vincent VamBerkel  destacou que a visita objetivou (gravar entrevistas com os alunos do IFMA participantes do fórum em 2019 para um projeto de produção de um web documentário para avaliação dos fóruns anteriores e para que os participantes possam suas carreiras acadêmicas e seus projetos atuais”, disse.

Sobre o intercâmbio de alunos entre França e Brasil, Fanny destaca que “o pedido de avaliação vem da embaixada da França e do ministério da Agricultura, para saber o que o fórum agregou na vida dos alunos brasileiros. Com os nossos alunos franceses que vieram ao Brasil, já deu pra a fazer uma avaliação positiva, percebemos que mudou a vida deles, com uma visão e mundo melhor de mais otimista”, disse.

A aluna do curso de Ciências Agrárias do Campus Maracanã, Ana Melissa, teve o primeiro contato com os franceses na visita dos alunos franceses ao Maranhão, em 2019 e, em março, vai ser voluntaria no programa de serviço cívico da França. “Participei com eles na visita ao manguezal, e durante a visita, um dos professores franceses fez o convite pra que eu participasse do serviço cívico. Depois fomos convidados do fórum em Goiás. Em março estou indo para a França pra participar do serviço cívico. Dá um certo nervosismo toda essa preparação pra ir a um outro país, mas a equipe da pró-reitoria de extensão do IFMA está me ajudando e me deixando bem tranquila”, confessa Melissa. “Isso tudo vai servir não só pra mim, mas também pra outros alunos da instituição, pra saberem que é possível. Trazendo as experiências de lá vai ajudar a desenvolver nossas comunidades”, finaliza.

Agro Challenges

No final da tarde, em reunião com o reitor, Carlos Cesar Teixeira, os visitantes fizeram a entrega oficial do jogo do Agro Challenges, um jogo didático de ensino com temas ligados à agroecologia, que nasceu no fórum de 2015.pode ser utilizado para o ensino de agroecologia e de línguas nas salas de aula do instituto, pois o jogo é bilíngue. “O jogo de cartas é resultado de uma oficina ocorrida no fórum de 2015 criado pelos alunos. Pode ser jogado a partir de 20 minutos até 4 horas, em grupos de3 até 20 alunos, e está nos idiomas francês e português. Foi desenvolvido especialmente com as características da agricultura brasileira, com a participação de professores dos institutos federais. O jogo é jogado em diversos outros países, com versões em inglês, espanhol e alemão. O vencedor será quem fizer mais pontos encontrando as soluções propostas”, explica Fanny. “Ele pode ser jogado até mesmo durante uma aula, com a utilização das informações para o conhecimento e aprendizado dos alunos”, complementa.

Assunto(s): Agricultura , Fórum , França , IFMA