Página Inicial > Notícias > Notícias (Destaque Foto Grande) > Maracanã certifica 40 estudantes do município de Raposa em curso de Pescador Artesanal

• Romulo Gomes
  • publicado 21/10/2021 18h26
  • última modificação 21/10/2021 18h27

Estudantes do curso de extensão Pescador Artesanal recebem certificados em visita a navio

A certificação de 40 estudantes do curso de extensão “Pescador artesanal em ambiente costeiro”, ofertado pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA) – Campus Maracanã para moradores do município de Raposa, aconteceu em um navio que serve para atividades de ciências do mar. Depois de o grupo percorrer os ambientes da embarcação, em visita técnica, foi realizada a entrega dos certificados, nesta quarta-feira (20).

O pescador Francisco Braga, de 49 anos, foi um dos alunos do curso. Ele juntou a experiência acumulada desde os 7 anos, quando começou a aprender o ofício com o pai e os irmãos, e os ensinamentos teóricos e práticos abordados nas aulas. “Meu estudo foi pouco, porque meus pais não puderam botar todos os filhos no colégio. Então, foi uma oportunidade a mais de aprendizagem. Tenho essa experiência de muitos anos, mas sempre tem uma coisa a mais para aprender”, garantiu.

“Quando esse curso foi criado, imaginávamos que os maiores interessados seriam homens. O foco, naquele momento, era despertar o interesse de jovens do município de Raposa pela atividade pesqueira. Mas, ao abrir as inscrições, tivemos mais adesões de mulheres, que abraçaram o curso e já começaram a demandar outras formações que contemplem toda a cadeia do pescado, passando pelo processamento e gastronomia”, destacou o diretor geral do Campus Maracanã, Jeovani Machado Rodrigues.

Quem já teve essa vivência foi a estudante Laissa Santos, de 19 anos. Ela é filha de pescador e diz que conseguia visualizar, nas aulas, tudo que seu pai vivenciava no mar. O curso também ampliou seu horizonte para outras dinâmicas da pesca. “O que mais me ajudou foi entender as diversas possibilidades que existe para o peixe. Tem a comida, o trabalho com os buchos, a pele também é muito utilizada. Com a secagem da pele, como vimos no curso, dá para fazer artesanatos, tapetes. Foi muito interessante, extraordinário”, avaliou.

O curso pioneiro teve um total de 200h de atividades e foi coordenado pela professora Ocilene Maria Correia Ferreira, que é doutora em Engenharia e Ciências de Alimentos pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP).

Parcerias

O curso de extensão “Pescador artesanal em ambiente costeiro” foi viabilizado a partir de parceria entre o IFMA – Campus Maracanã, a Prefeitura Municipal de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Pesca, a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (AGERP), a UFMA e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). “O município está sendo pioneiro nesse curso. Essa experiência vai se tornar referência para outros lugares”, afirma a secretária de Pesca, Lavina Lisboa.

Ao finalizar a entrega dos certificados, o diretor geral Jeovani Machado Rodrigues confirmou a oferta de 80 vagas para um curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Beneficiamento e Processamento de Pescado, por meio do programa Mulheres no Mundo do Trabalho.

Visita Técnica

Como atividade final do curso, os estudantes visitaram o Navio de Ensino e Pesquisa Ciências do Mar II – Laboratório Flutuante, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O professor Marcelo Henrique Lopes Silva, do Departamento de Oceanografia e Limnologia, explicou os aspectos da embarcação, os instrumentos utilizados, as atividades de navegação, o comportamento durante o embarque e critérios de segurança. A visita foi acompanhada pelo coordenador de Extensão do Campus Maracanã, professor Cutrim Júnior, e o professor Carlos Cavalcante.