Página Inicial > Notícias > Campus Açailândia sedia etapa estadual de competição de robótica

Campus Açailândia sedia etapa estadual de competição de robótica

Competição vai selecionar equipes maranhenses que participarão da final nacional, programada para os dias 6 e 7 de dezembro
  • Assessoria de Comunicação | Imagens: FIRA Brasil
  • publicado 22/10/2021 13h09
  • última modificação 22/10/2021 13h09

O campus do IFMA em Açailândia sedia nos dias 29 e 30 de outubro (sexta-feira e sábado) a etapa estadual presencial da FIRA Brasil, evento de robótica que tem a finalidade de classificar equipes de todo o país para participar do FIRA Robo World Cup, espécie de Copa do Mundo de Robótica que se realiza anualmente. Com 37 equipes inscritas para a fase presencial, a etapa maranhense tinha ocorrido no formato online no mês de setembro, contando com 13 equipes participantes.

De acordo com o professor Brehme Dnapoli Reis de Mesquita (Engenharia Elétrica / Automação e Controle), que coordena as atividades do evento no IFMA, o Campus Açailândia recebeu o convite para sediar a etapa estadual da competição da direção da Liga Juvenil da FIRA Brasil, no início de 2021, devido ao conhecimento na área de robótica educacional, conquistado com anos de participação em eventos semelhantes. “Entretanto, não temos nenhuma ligação com a organização da etapa nacional que ocorrerá na cidade de São Luís”, esclareceu o coordenador.

Brehme de Mesquita explicou que a prova Missão Impossível (ver abaixo) constitui a única diferença entre as modalidades online e presencial, porque as equipes são responsáveis pela confecção das arenas, e no formato online é preciso divulgar o desafio com antecedência que permita aos grupos a elaboração da área de competição.

Etapa estadual online

– Campus Açailândia | 24 e 25 de setembro –

Segundo o coordenador, o evento em Açailândia permitirá que os primeiros colocados de cada prova da competição online, e as três melhores equipes de cada prova do presencial, possam participar da etapa nacional, programada para os dias 6 e 7 de dezembro, e que será conduzida diretamente pela Liga Juvenil da FIRA Brasil, sob a coordenação de Fábio Aurélio, professor do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).

“De todos os desafios que a nossa equipe já participou, este é o maior de todos, porque antes nós tínhamos apenas a preocupação de desenvolvermos e testarmos os nossos robôs para as competições. Mas agora também devemos nos preocupar com a qualidade do evento e a recepção das equipes do Estado do Maranhão em nosso Campus”, disse Brehme de Mesquita, informando que esta é a primeira edição da etapa estadual do FIRA Brasil no Maranhão.

Para o docente, o convite da Liga Juvenil da entidade para o Campus Açailândia sediar o evento é consequência de um trabalho iniciado em 2017, com a criação da equipe de robótica Açaímov. Em pouco tempo, a equipe conquistou diversas premiações em competições em nível estadual, nacional e internacional, tornando-a uma das principais equipes de robótica do IFMA e do Estado do Maranhão.

Fira Brasil

Considerado um capítulo regional do FIRA Robo World Cup no país, o FIRA Brasil foi licenciado em janeiro de 2019 pelo professor Jacky Baltes, presidente da entidade. O evento de robótica tem como objetivos levar o espírito da ciência e da tecnologia à geração jovem e leiga, além de promover o desenvolvimento de um sistema robótico autônomo que possa cooperar entre si e contribuir para o aprimoramento da tecnologia de ponta neste campo especializado. O evento busca ainda reunir pesquisadores qualificados e estudantes de diferentes origens, como robótica, fusão de sensores, controle inteligente, comunicação, processamento de imagens, mecatrônica, tecnologia de computadores, vida artificial, etc. em um novo e crescente campo interdisciplinar de robôs de autônomos inteligentes. O FIRA Brasil é uma competição composta por etapas estaduais e uma final nacional que classifica anualmente 16 equipes do Brasil para o FIRA Robo World Cup.

Provas do FIRA Brasil 2021

– Etapa Estadual (Campus IFMA Açailândia) –

Cliff Hanger: competição de sumô modificada, com a inclusão de um obstáculo no centro da arena. De forma autônoma, os robôs precisam identificar o seu oponente e empurrá-lo para a área fora do anel de sumô (Dohyo), sem tocar no obstáculo central.

– Cabo de Guerra: dois robôs em plataformas circulares distintas possuem o objetivo de puxar o seu oponente para o fosso (área que se localiza entre as duas plataformas). Esse desafio pode ser visto como a tarefa de um robô autônomo em rebocar outro agente não colaborativo de uma plataforma circular limitada lateralmente e evitar ser retirado de sua plataforma de trabalho.

DRC-Explorer: prova que tem tem o objetivo de simular um ambiente em ruínas, após um terremoto. O robô de forma autônoma deve encontrar um ambiente que simula uma farmácia, pegar os pacotes de ajuda e realizar a entrega destes em áreas indicadas na arena que representam a localização dos sobreviventes. É uma prova que estimula bastante o conhecimento dos participantes na montagem e programação de robôs.

Missão Impossível: desenvolvida em um formato do tipo hackathon. Os detalhes do problema são divulgados aos participantes no primeiro dia de competição e eles devem desenvolver e programar um robô para solucionar o desafio no segundo dia. De todas as provas da competição FIRA Brasil, essa é a que requer maior organização e criatividade das equipes porque o tempo também se torna um adversário.