Página Inicial > Notícias > Reitoria do IFMA volta a sediar ação “Meninas Ocupam”

Reitoria do IFMA volta a sediar ação “Meninas Ocupam”

Evento conta com engajamento do Instituto desde 2018, resultado da parceria com a organização não-governamental Plan International
  • publicado 22/10/2021 14h23
  • última modificação 22/10/2021 14h29

A sede da Reitoria do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), no bairro Renascença (São Luís), volta a ser cenário da ação #meninasocupam, com a ocupação dos cargos da alta gestão da administração do IFMA por parte estudantes da instituição durante todo o dia 25 de outubro (segunda-feira). A ação ocorre no Instituto desde 2018, resultado da parceria com a organização não-governamental (ONG) Plan International. A Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE), vinculada à Pró-reitoria de Ensino e Assuntos Estudantis (PRENAE), promove as atividades.

Seminário Meninas Ocupam

Na mesma data, a partir das 15h,  ocorre o 1º Seminário Meninas Ocupam, de forma on-line. Aberto a todos os estudantes do IFMA, nos níveis médio e superior, o evento é gratuito e tem como foco o empoderamento das meninas e mulheres, assim como a luta pelo fim das desigualdades de gênero dentro da instituição. Em 2018, o Instituto iniciou o projeto EmpoderaIFMA a partir de um termo de cooperação com a ONG. Em alusão ao Dia Internacional da Meninas, em 11 de outubro, a ação possibilita que meninas ocupem, por um dia, posições de destaque e poder em diversas instituições públicas e privadas pelo Brasil.

INSCRIÇÕES => Acesse a página do Evento

A proposta parte da ideia de que ocupar um papel de liderança e estar em uma posição de poder pode ajudar uma menina a perceber sua capacidade e apoia-la a desenvolver habilidades críticas necessárias para o trabalho. Entre essas posições, nos anos de 2018 e 2019 esteve a de reitor do IFMA. (Ver matérias relacionadas no fim do texto)

Para a palestra de abertura “Verdades e Mentiras: as Meninas na Era da Desinformação e das Fake News”, foi convidada Isabela Costa, facilitadora de projetos da Plan Internacional. Já a roda de conversa “Meninas e Líderes: Compartilhando e Inspirando” terá a participação de: Camila Pedrosa, aluna egressa do IFMA (Campus Monte Castelo) e diretora da União Nacional dos Estudantes (UNE), além de suplente de vereadora pelo Movimento Participa, e que também já foi diretora da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES); e Luiza Coelho, concluinte do curso técnico em eventos (Campus Centro Histórico), e diretora de Escolas Técnicas da UBES, além de membra da Rede de Meninas Líderes da Plan e da UJS Feminista Brasil.

A organização do Seminário “Meninas Ocupam” informa que haverá emissão de certificado para os participantes, com carga horária de quatro horas.

O quê? Seminário “Meninas Ocupam”

Quando? Dia 25 de outubro (segunda-feira), das 15h às 18h

Onde? Acesse a página do Seminário

Quem? Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE) do IFMA, em parceria com a ONG Plan International