Página Inicial > Notícias > IFMA leva programação da SNCT para o Parque do Rangedor nesta quarta (27)

IFMA leva programação da SNCT para o Parque do Rangedor nesta quarta (27)

Programação ocorre das 16h às 20h, com mostra de teatro e exposição científica e tecnológica.
  • publicado 25/10/2021 20h46
  • última modificação 26/10/2021 19h27

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) vai levar a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) para o Parque do Rangedor, em São Luís, nesta quarta-feira (27), das 16h às 20h. Haverá mostra de robótica, de jogos eletrônicos e de teatro, além de exposição de ciência e tecnologia, com trabalhos desenvolvidos por pesquisadores e alunos da instituição. As atividades serão transmitidas pelo canal da TV IFMA no Youtube.

SNCT no IFMA

TV IFMA

Durante o evento, serão apresentadas as ações realizadas pelo IFMA nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação. É uma oportunidade para a comunidade conhecer os cursos oferecidos pelo Instituto – tanto os cursos técnicos de nível médio quanto os de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado). “São inúmeros os cursos oferecidos pelo IFMA. Os visitantes poderão se informar sobre eles e sobre como ingressar na instituição”, destacou a diretora de Pesquisa do IFMA, Georgiana Eurides de Carvalho Marques.

No local, serão transmitidos vídeos com o funcionamento das unidades da Fábrica de Inovação – laboratórios em que são desenvolvidos projetos de inovação tecnológica com empresas locais – dos campi do IFMA, com exposição de equipamentos de alta tecnologia. “O IFMA tem grande quantidade de pesquisas desenvolvidas. Na SNCT temos oportunidade de mostrar para a sociedade o trabalho científico realizado pelos pesquisadores e alunos da instituição, apresentando inovações tecnológicas, o estudos feitos nos laboratórios dos campi, além das ações de extensão, de transferência de tecnologia para a sociedade”, disse Georgiana Eurides de Carvalho Marques.

Com o tema “ A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”, o evento, promovido em âmbito nacional pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), tem por objetivo divulgar e tornar acessível a todos o conhecimento científico. A edição do IFMA, este ano, é organizada pelas pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação Inovação, Extensão e Ensino e Assistência Estudantil, com fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), além de recursos da própria instituição.

Programação – quarta-feira (27/10)

16h – Abertura

16h20 às 17h45 –  Mesa redonda “O Lugar das Mulheres e das meninas é na Ciência!?”

Mediadora: Profa. Laurinda Siqueira (IFMA)

Ministrantes: Professoras Ana Angélica (IFMA), Zafira Almeida (UEMA) e a aluna Nayara Rocha (IFMA)

18h às 20h – Exposição de CT&I sobre “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”

• Mostra de Robótica;
  • Mostra de Jogos Eletrônicos;
  • Roda de conversa “Jovens Pesquisadores e divulgação científica no IFMA”;
  • Divulgação dos Cursos Superiores e Médios do IFMA;
  • Divulgação de Projetos e Ações da Extensão;
  • Exposição da Memória do IFMA – Projeto Memorial IFMA;
  • Stand da Editora IFMA;
  • Projeto Fábrica de Inovação;

18h – Mostra de Teatro “Mulheres que Encantam” – Grupo Teatral do Campus São Luís – Centro Histórico do IFMA.