Página Inicial > Notícias > IFMA licencia bacharéis pela Universidade Aberta do Brasil

IFMA licencia bacharéis pela Universidade Aberta do Brasil

Os estudantes do polo São Luís concluíram o curso ofertado pelo Campus Caxias na modalidade a distância
  • publicado 26/10/2021 17h20
  • última modificação 26/10/2021 17h27

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) promoveu, na segunda-feira (25/10), no auditório da Reitoria, a cerimônia de diplomação de 19 concludentes do curso de Licenciatura em Formação Pedagógica do polo São Luís.

O curso foi ofertado na modalidade a distância, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB), por meio de parceria entre o IFMA Campus Caxias e o Centro de Referência Tecnológica (CERTEC). Quatro mil candidatos disputaram 200 vagas nos polos de São Luís, Viana, Caxias e Barra do Corda.

O pró-reitor de Ensino e Assuntos Estudantis do IFMA, Maron Gomes, representou o reitor Carlos César Teixeira na mesa diretora, que foi composta, ainda, pela estudante Mariana que participa da iniciativa Meninas Ocupam, pela coordenadora geral da UAB no IFMA, professora Marise Piedade Carvalho, que representou o diretor do CERTEC, professor Fernando Lima, pela coordenadora adjunta da UAB, professora Débora Macedo Silva, pela coordenadora do curso de Licenciatura em Formação Pedagógica do Campus Caxias, professora Cecília Soares, e pela pesquisadora Institucional e chefe de Registro e Controle Acadêmico do Campus Caxias, Renata Santos.

Maron Gomes destacou a importância da formação de professores. “Isso fará muita diferença na vida de vocês, com o desenvolvimento e crescimento pessoal”, afirmou Maron.

A coordenadora geral da UAB, Marise Piedade Carvalho, frisou sobre a necessidade dos novos licenciados terem um olhar inclusivo. “Todos tem consciência acerca da complexidade da educação e precisamos atentar para romper barreiras e ampliar a inclusão”, ressaltou.

A coordenadora do curso, professora Cecília Soares, destacou a superação dos difíceis momentos.  “Foi um grande desafio”, afirmou. “Começamos com esse processo de licenciar bacharéis e no meio do caminho veio a pandemia”, prosseguiu. “Muitas reuniões, muitas perguntas e juntos encontramos soluções”, destacou. “O recebimento desse diploma é um sinal do crescimento pessoal de cada um”, finalizou.

A oradora da turma, Graziela da Silva Suzuki, também destacou as superações. “Foi difícil, mas conseguimos conciliar a vida pessoal, profissional e estudantil”, afirmou. “Caminhamos e fechamos um ciclo”, prosseguiu. “É muita gratidão, obrigado por essa jornada e que venham novas oportunidades para todos”, concluiu.