Página Inicial > Notícias > IFMA participa de curso da Comissão de Ética da Presidência

IFMA participa de curso da Comissão de Ética da Presidência

Encontro virtual contou com integrantes da Comissão de Ética setorial do Instituto, nas turmas de níveis básico e avançado
  • publicado 26/10/2021 09h00
  • última modificação 26/10/2021 09h00

Servidores do IFMA compuseram a turma-piloto para desenvolvimento do curso “Gestão e Apuração da Ética Pública” em nível básico e avançado, implementado pela Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência da República, em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). O objetivo da formação é aprofundar o desenvolvimento, a partir da exposição conceitual aplicada das normas, de habilidades relacionadas aos procedimentos do dia-a-dia das comissões de ética, com vistas à melhor gestão e apuração da ética pública.

Na primeira turma-piloto do curso (nível básico), a Comissão de Ética Setorial do IFMA teve a participação das membras titulares Dayana dos Santos Delmiro Costa, atual presidente, e Alessandra Bezerra de Melo. Em 19 de outubro (terça-feira), a CEP iniciou a turma-piloto em nível avançado, na qual o Instituto participou com a membra titular Raffaelle Andressa dos Santos Araujo e o membro suplente Lucas Silveira da Silva. No período de 26 a 29 de outubro, será iniciada uma nova turma do nível básico, para a qual também foram confirmadas as matrículas de servidores: Raffaelle Araujo, Lucas da Silva e Roberta Mouzzana Cutrim Costa, membro suplente.

Segundo informações da Comissão, o curso presencial passou por um processo de reformulação para ser ofertado na modalidade remota. A CEP disponibilizou inscrição via formulário eletrônico e selecionou alguns membros para composição da turma-piloto assegurando momentos de interação síncrona, por meio da plataforma Zoom, e a realização de atividades individuais de forma assíncrona. Nos momentos síncronos, o curso contempla várias atividades em grupo e discussões dialogadas, favorecendo a construção coletiva de competências relativas à temática da apuração da ética pública.

Como objetivos de aprendizagem, o curso de nível básico propicia que os participantes se reconheçam como agentes de transformação na ética pública, bem como identifiquem a legislação que ampara o trabalho das comissões de ética, apontando as fases e tipos de processos de apuração de infrações éticas. Além disso, a formação busca a compreensão de como funcionam as comissões de ética e o Sistema de Gestão da Ética Pública do Poder Executivo Federal (SGEP), e de como elaborar um plano de trabalho conforme as orientações da CEP.

Já no nível avançado, o curso tem como objetivos de aprendizagem: reconhecer o Sistema Eletrônico de Prevenção de Conflito de Interesses, os atores do processo, medidas mitigatórias condicionantes e punições e o processo de Consulta e Conflito de Interesses na CEP; compreender a atuação da CEP e como ela atua no apoio à Comissão de Ética setorial; reconhecer as competências da Comissão de Ética setorial; formular um Acordo de Conduta Pessoal e Profissional (ACPP); conceituar conflito no ambiente de trabalho, comunicação não-violenta e escuta-ativa e exemplificar situações em que esses conceitos foram aplicáveis nas comissões de ética; aplicar de forma efetiva as capacidades de atenção, percepção, escuta ativa e observação sem pré-julgamentos e praticar técnicas de mediação para auxiliar as partes na construção de um acordo; explicar o processo ético desde o recebimento da denúncia até sua conclusão.

A Comissão de Ética Setorial do IFMA reconhece esta ação como um processo formativo de relevância para a gestão da ética pública na instituição e ressalta a importância das trilhas de aprendizagem do curso para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de técnicas, competências e saberes necessários às atividades da comissão.