Página Inicial > Notícias > IFMA assina protocolo de intenções com Centro Educacional e Profissional do Coroadinho (CEPC)

Documento foi assinado pelo reitor Carlos Cesar Teixeira Ferreira no dia 21 de outubro. Expectativa é que o IFMA possa oferecer cursos e desenvolver projetos no polo da instituição comunitária.

• publicado 28/10/2021 16h09
  • última modificação 28/10/2021 16h09

O IFMA assinou, no dia 21, um protocolo de intenções para contribuir com os projetos desenvolvidos pelo Centro Educacional e Profissional do Coroadinho (CEPC). Atendendo a cerca de 2.000 alunos, tanto na educação infantil quanto em cursos de capacitação em 2021, a instituição comunitária, localizada em São Luís, atua oferecendo programas de alfabetização de crianças, adolescentes, jovens e adultos, pré-escola e espaços de cultura e lazer, além de educação para o trabalho.

Documento foi assinado pelo reitor do IFMA e pela presidente do CEPC em encontro na sede da entidade comunitária.

O Coroadinho é considerada uma comunidade com alto índice de violência e problemas sociais na capital maranhense. A partir da assinatura do documento, será possível ao IFMA estabelecer acordos de cooperação e convênios com a entidade que atua há 30 anos no bairro. A expectativa é que o Instituto Federal possa oferecer cursos e capacitações e desenvolver projetos no polo de educação comunitária.

O protocolo foi assinado reitor do IFMA Carlos Cesar Teixeira Ferreira e pela presidente do CEPC,  Maria de Jesus Lopes Frazão. Carlos Cesar Teixeira Ferreira destacou a cooperação mútua das instituições. “É uma parceria muito importante para o IFMA, que em convênio com o CEPC poderá contribuir com o desenvolvimento social e econômico do Coroadinho. É uma entidade com um histórico no bairro e representatividade social, com uma boa estrutura e valores muito próximos aos desenvolvidos pelo nosso Instituto”, disse o reitor do IFMA.

Para a presidente do CEPC, a perspectiva é que o IFMA possa contribuir para a maior oferta de cursos para a comunidade do Coroadinho. “O IFMA é uma instituição pública com imagem reconhecida pela população do bairro como sinônimo de tradição e qualidade de ensino. Além do valor agregado, poderemos ampliar nossa capacidade de cursos, além de outros projetos que podem ser desenvolvidos com o apoio do Instituto”, declarou Maria de Jesus Lopes Frazão.

Estiveram presentes na assinatura do termo o diretor executivo do IFMA, Roberto Brandão; o pró-reitor de Extensão, Carlos Alexandre Amaral Araújo; o professor do IFMA José Lima dos Santos Filho (Professor Lima), ex-deputado estadual; Ana Maria Lopes Frazão, fundadora do CEPC; Maria da Conceição Moraes, coordenadora pedagógica do CEPC; Thallita Frazão, diretora administrativa do CEPC; e Orlando Frazão, comandante da 3ª Companhia Independente (CI) da Polícia Militar do Maranhão.

O reitor visitou as instalações do centro comunitário, no qual funcionam creche, escola, padaria e salas de educação profissionalizante, entre outras estruturas: