Página Inicial > Notícias > Meninas ocupam por um dia cargos da alta gestão do IFMA

Meninas ocupam por um dia cargos da alta gestão do IFMA

Campanha mundial conta com o engajamento do Instituto desde 2018, a partir da parceria com a organização não-governamental Plan International
  • Augusto do Nascimento
  • publicado 28/10/2021 07h14
  • última modificação 28/10/2021 07h14

Participantes da campanha internacional se reuniram com alta gestão do IFMA no dia 25 de outubro

Meninas reitora e pró-reitoras por um dia. Na segunda-feira (25), os cargos da alta gestão do IFMA foram ocupados por estudantes do Instituto e de outras instituições, que conheceram de perto o processo de tomada de decisões nos respectivos setores. As atividades do dia resultaram da participação do Instituto na campanha mundial “Meninas Ocupam”, que faz alusão ao Dia Internacional das Meninas, celebrado em 11 de outubro. A ação se realizou através da parceria com a organização não-governamental (ONG) Plan International, atuante em mais de 70 países

Mariana, Ana Luíza, Emily, Érika, e Gabrielly puderam vivenciar o dia-a-dia da Reitoria do IFMA, ao assumirem, respectivamente, as funções de gestoras das pró-reitorias de Ensino (PRENAE), Administração (PROAD), Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PROPLADI), Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPGI), e Extensão (PROEXT). No caso de Emily, a aluna ainda atuou como reitora, já que a pró-reitora Clarisse Medeiros (PROPLADI) estava também no exercício desse cargo. Já a estudante Mariana acompanhou o pró-reitor Maron Gomes em solenidade de certificação do curso de Formação Pedagógica, ofertado pelo Campus Caxias (polo São Luís) na modalidade de educação a distância (EaD).

Meninas Ocupam

– Participantes da ação na Reitoria com os gestores que substituíram –

Reitoria – Emily e Clarisse Medeiros (reitora em exercício)

PROPLADI – Emily com pró-reitora Clarisse Medeiros (esq.), e reunida com diretores Humberto Arruda (Planejamento Institucional e Desenvolvimento Humano) e William Mendes (Gestão de Tecnologia da Informação)

PRENAE – Mariana em solenidade de certificação EaD, e com o pró-reitor Maron Gomes (abaixo à dir.)

PROEXT – Gabrielly com diretora Adriana Monteiro (Programas e Projetos de Extensão), no exercício da pró-reitoria

PRPGI – Érika com diretora Lúcia Guezo Santos (Pós-graduação), e acompanhada do pró-reitor Rogério Teles (foto à dir.) e diretora Georgiana Marques (Pesquisa)

PROAD – Ana Luiza com diretor Berto de Tácio Gomes (Administração), no exercício da pró-reitoria

Segundo Renata Trovão, psicóloga que integra a Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE/PRENAE) e coordenou a ação na Reitoria, a proposta da campanha é oportunizar às estudantes ocupar, ainda que durante um dia, espaços de poder e decisão nas instituições. “A ideia é que elas possam conhecer melhor esses locais e sentir que um dia podem ocupar de fato as mesmas posições”, explicou, ressaltando que na sociedade atual ainda não são igualitárias as oportunidades de homens e mulheres se fazerem presentes em cargos e posições de poder das instituições, como ocorre no próprio Instituto. Ao participar do “Meninas Ocupam”, as estudantes são motivadas a desenvolver o espírito de liderança e a acreditar nas próprias potencialidades para futuramente estarem aptas a transformar a realidade social e das comunidades onde atuam.

Gerente de projetos na Plan International, Fabiane Sereno observa que a proposta de as estudantes ocuparem cargos de poder e liderança, com significativa visibilidade social, tem o objetivo de conscientizar as pessoas de que as meninas podem seguir as próprias escolhas. Ela informou que a ONG é parceira do Instituto também no Projeto “Empodera IFMA”, pelo qual diversas ações vêm sendo desenvolvidas (ver abaixo matérias relacionadas). Sobre a campanha “Meninas Ocupam”, a gerente explicou que a cada ano se adota uma temática, e em 2021 foi definida a questão das fake news, de grande discussão na atualidade, a fim de levantar a reflexão sobre as formas como o tema afetam as meninas, especialmente no contexto de grande acesso às redes sociais pelos jovens. Um relatório divulgado pela Plan International traz análises e dados relativos a essa temática.

Na mesma data, a partir das 15h, ocorreu o 1º Seminário “Meninas Ocupam”, em formato virtual, aberto a todos os estudantes do IFMA, nos níveis médio e superior. O evento gratuito teve como foco o empoderamento das meninas e mulheres, assim como a luta pelo fim das desigualdades de gênero dentro da instituição.

Saiba mais (Projeto Empodera IFMA)

Jornada Intercampi 8M Dia Internacional da Mulher do IFMA acontece por todo o dia (2021)

DAE realiza formação para servidores sobre violência e assédio no ambiente escolar (2020)

Projeto de empoderamento feminino capacita alunas do IFMA (2019)