Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Pesquisadores do IFMA fazem pesquisa de campo para inventário turístico de Bequimão-MA
Início do conteúdo da página Notícias

Pesquisadores do IFMA fazem pesquisa de campo para inventário turístico de Bequimão-MA

Documento que mapeia áreas para planejamento de ações na região está em fase final de levantamento de informações.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 28/10/2021 16h48
  • última modificação 28/10/2021 16h49

Imprimir
Com riquezas históricas e naturais, o município de Bequimão-MA vai receber um inventário da oferta turística. O documento, que mapeia áreas para planejamento de ações de turismo na região, é desenvolvido por pesquisadores do IFMA Campus Alcântara. Um grupo de professores do campus esteve na cidade realizando visitas técnicas com o objetivo de levantar dados sobre atrativos e rede de serviços ofertados.

Pesquisadores do IFMA buscam informações em comunidades tradicionais do município.

O IFMA assinou com a prefeitura de Bequimão em 2019 um termo de cooperação técnica para a elaboração do documento, que vai levantar o potencial turístico da região e identificar oportunidades para atrair investimentos e geração de emprego e renda para o município. Nos dias 27 e 28 de setembro de 2021, os professores Jéssica Corrêa, Jhonny Gomes e Luciana Castro estiveram no município realizando visitas técnicas e conversando com os proprietários de equipamentos turísticos, como também com comunitários com o objetivo de levantar dados para o inventário.

Professores fazem visitas para fazer diagnóstico de potenciais naturais da região.

De acordo com Luciana Castro, o documento deve trazer informações sobre infraestrutura de apoio ao turista, formação histórica, economia, meios de acesso entre outras informações. “O inventário contempla informações gerais do município e aquelas mais específicas relacionadas ao turismo na localidade. O sentido é colaborar com a região canalizando esforços para o desenvolvimento turístico”, frisou a professora.

A professora Jéssica Corrêa explicou que o inventário contempla também informações sobre serviços e equipamentos de hospedagem, alimentação e transporte. “O projeto já realizou uma primeira etapa, em que os alunos e professores pesquisadores foram a campo levantar dados sobre o município. Com a pandemia, os trabalhos foram parcialmente suspensos e no momento estão em fase final de levantamento de informações”, afirmou.

Professores do IFMA se reuniram com prefeito João Martins (centro) para apresentar trabalhos realizados.

Na tarde do dia 28 de setembro, a equipe de professores do IFMA esteve reunida com o prefeito de Bequimão, João Martins, para reafirmar a parceria institucional entre as entidades para o desenvolvimento do inventário. A reunião também teve a participação do chefe de gabinete da prefeitura, Lucas Santos, e do secretário municipal de Cultura e Turismo, Rodrigo Martins, que tem dado o suporte à equipe de pesquisadores.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página