Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > IFMA lança chamada pública para contratar Mestrado Profissional em História aos Servidores
Início do conteúdo da página Notícias

IFMA lança chamada pública para contratar Mestrado Profissional em História aos Servidores

IFMA também já publicou chamadas para contratação de Mestrado e de Doutorado em Educação para servidores.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 30/10/2021 11h13
  • última modificação 30/10/2021 12h35
Imprimir

O Instituto Federal do Maranhão publicou, nesta sexta-feira, 29, novo edital para contratação de instituição de ensino para oferta de curso de pós-graduação stricto sensu direcionada para qualificação de servidores da instituição. Nesta, que é a terceira chamada pública desde o lançamento do Plano de Ações para Qualificação de Servidores, o objetivo é a contratação de um Mestrado Profissional em História.

Confira aqui a Chamada Pública 05/2021 – Contratação de Mestrado Profissional em História 

De acordo com o aviso de chamada pública, o período para o recebimento de propostas de preços vai até as 15h do dia 05 de novembro. São requisitos para esta seleção que o programa seja recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE/MEC). Todas as condições e especificações são descritas no edital de chamada pública e anexos.

Plano de Ações para Qualificação de Servidores

O Plano de Ações para Qualificação de Servidores é uma ação da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PROPLADI) e prevê ações como o afastamento de professores para pós-graduação stricto sensu por meio de processo seletivo e contratação de substitutivos, contratação de instituições públicas e privadas para oferta de programas de Mestrado e Doutorado profissionais (por chamadas públicas e convênios) e o apoio financeiro com o reembolso de mensalidades aos  servidores que estejam cursando graduação, especialização, mestrado ou doutorado em instituições privadas e em atividade no IFMA (sem afastamento).

A Pró-Reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFMA, professora Clarisse Medeiros, destacou todas as etapas, desde o planejamento até a definição dos cursos ofertados. A projeção é que as primeiras contratações já possibilitem a abertura de turmas em 2022.  “Foram oito meses de um trabalho intenso. O planejamento apresentado tem como base o nosso Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP), nosso instrumento para coleta e que nos apresenta um retrato da demanda para formação dos nossos servidores. Também observamos o nível de qualificação de docentes e técnico-administrativos, e as suas respectivas áreas. As ofertas buscam sempre contemplar o maior número de servidores, em programas multidisciplinares ou que contemplam sempre várias áreas. São oportunidades para técnicos e docentes, com seleções isonômicas. A busca por programas profissionais é também uma forma de potencializar o volume de servidores que podem ser beneficiados”, disse.

Clarisse Medeiros também destacou que haverá uma desconcentração das localidades dos cursos, não ficando limitada à capital. “A preocupação é também de promover a interiorização dessas ofertas.  Para esta primeira leva de chamadas públicas temos as cidades de Açailândia, Imperatriz e Timon, além de São Luís, como potenciais locais para concentração dos cursos”.

Confira também

IFMA abre licitação para contratar Mestrado Profissional em Educação para servidores

IFMA abre licitação para contratar Doutorado Profissional para servidores

registrado em:
Fim do conteúdo da página