Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > IFMA promove Curso “Preparador de Doces e Conservas” para comunidade de Timon-MA
Início do conteúdo da página Notícias

IFMA promove Curso “Preparador de Doces e Conservas” para comunidade de Timon-MA

Curso é oferecido para moradores do Povoado Mata Pasto, na zona rural do município.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 30/10/2021 10h31
  • última modificação 30/10/2021 10h32

Imprimir
O curso de extensão “Preparador de Doces e Conservas”, promovido pelo IFMA, está ajudando moradores do Povoado Mata Pasto, em Timon-MA, a transformar a produção agrícola da localidade. O foco é na produção e beneficiamento de alimentos in natura, com aulas que permitem aos alunos aprender a agregar valor comercial aos bens produzidos e, consequentemente, conseguir incrementar renda, contribuindo para o desenvolvimento sócio econômico da região e qualificação da mão-de-obra local.

Aulas foram iniciadas em outubro, com grande procura pela comunidade rural.

O curso é ligado às áreas de ciências agrárias e de ciência e tecnologia de alimentos e inovação para inclusão social. Com enfoque tecnológico na produção alimentícia, segurança alimentar e nutricional, o projeto de extensão, coordenado pelas professoras Aretha Matos e Carlyanne Costa, do IFMA Campus Timon, contempla ainda ações de empreendedorismo, cooperativismo e economia solidária criativa.

Conforme descrevem Aretha Matos e Carlyanne Costa, o processamento de frutas e hortaliças assim como o aproveitamento de partes que normalmente tem como destino o lixo podem se tornar uma alternativa comercial no combate ao desperdício, além de tornar a dieta diária mais rica em componentes indispensáveis para a manutenção da saúde. Mas para isso, “o mercado de beneficiamento de frutas e hortaliças necessita de profissionais que tenham capacidade técnica para a melhoria dos processos e produtos, sendo plenamente capazes de absorver as inovações tecnológicas”, apontam as professoras no projeto de extensão.

Compreendendo essa necessidade de formação profissional, o curso se volta para a capacitação dos moradores da comunidade. “A falta de conhecimento sobre métodos de beneficiamento das matérias-primas produzidas na lavoura do agricultor familiar afeta seu crescimento econômico. No entanto, o beneficiamento aprendido durante o curso do IFMA Campus Timon é capaz de agregar valor ao produto, destacando-se como uma nova alternativa de aumento de renda”, detalham Aretha Matos e Carlyanne Costa.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página