Página Inicial > Notícias > IFMA entrega Fábrica de inovação do Campus São José de Ribamar

IFMA entrega Fábrica de inovação do Campus São José de Ribamar

Entrega da nona fábrica do instituto ocorreu na noite da última sexta-feira (29).
  • publicado 03/11/2021 23h13
  • última modificação 03/11/2021 23h13

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) realizou na noite da última sexta-feira (29) a solenidade de entrega da unidade da Fábrica de Inovação do Campus São José de Ribamar. O projeto consiste na estruturação de um espaço para aprendizagem, inovação e transferência de tecnologias que podem produzir mudanças na vida de muitas pessoas, sendo esta a nona unidade já entregue enrte os campi da instituição. A solenidade também marcou homenagem ao servidor do campus Thenistocles Vieira, falecido em 2020.

A mesa de abertura contou com a presença do reitor do IFMA, Carlos Cesar Teixeira Ferreira, o diretor-geral do Campus São José de Ribamar, Marco Torreão, o vereador e presidente da comissão de educação da câmara de São José de Ribamar, João Carlos, o assessor da secretaria de educação do município, representando a secretária de educação, Conceição Leite, João de Deus Vieira Barros, o pró-reitor de Pesquisa, Pós- Graduação e inovação, Rogério Teles, o pró-reitor de Ensino e Assuntos Estudantis, Maron Gomes, a diretora de Programas e Projetos de Extensão do IFMA, representando o pró-reitor de Extensão Carlos Alexandre Amaral, Adriana Santos, o diretor do campus Pinheiro e coordenador da rede de diretores do IFMA, Wandenberg Araújo, Marcos José dos passos Sá, gerente do datacenter da Wiki Telecom e a estudante do curso em Processos Gerenciais, Raissa Cardoso, representando os estudantes.

O diretor-geral do campus, Marco Torreão, afirmou que “estamos na luta desde o início do edital, com uma equipe focada na fábrica. A fábrica possibilita de forma concreta integrar ensino, pesquisa e extensão no dia a dia dos estudantes fazendo com q eles se esforcem para desenvolver a vertente empreendedora e de inovação a partir dos conhecimentos adquiridos. Nossa responsabilidade pela manutenção desse espaço é grande, pois a fábrica não se move sozinha. precisamos dos nossos servidores e estudantes, além de empresas e instituições públicas e privadas. É um desafio e um compromisso de toda a comunidade escolar do campus. Esse é o futuro, e estamos caminhando por esta trilha”, enfatizou.

Em seu discurso,  Raissa Cardoso destacou que “a fábrica é um importante espaço onde alunos e professores poderão trocar conhecimentos sobre ensino, pesquisa e extensão. Me sinto Honrada em fazer parte desse momento e representar todos os alunos”, confessou. O pró-reitor Rogério Teles afirmou que “temos grande satisfação em estarmos aqui entregando mais uma fábrica de inovação, para produzir e aproximar o IFMA da sociedade e do setor produtivo. Parabéns ao campus, à cidade e ao IFMA pela entrega”, disse.

Em sua fala, o reitor, Carlos Cesar, afirmou que “essa ação só acontece hoje graças ao nosso planejamento estratégico, iniciado em 2016. Deixamos um legado para que outras gerações deem sequencia a esse projeto. A pandemia nos mostrou que temos que ser uma instituição inovadora. Nossa maior herança são nossos estudantes, que são muito talentosos. Somos uma instituição grandiosa que pode e deve ser a mola de desenvolvimento desse estado, e os projetos estratégicos foram o caminho para a formação do IFMA do futuro. Estamos nos aproximando das prefeituras para que, além dos serviços educacionais, também possamos nos colocar como uma instituição prestadora de serviços em uma dimensão que ainda nem conhecemos. Espero voltar aqui para que possamos fazer entregas reais e concretas, oriundos da fábrica, à sociedade e às empresas”, finalizou.

Assista a solenidade na íntegra no canal do IFMA no Youtube.

Saiba mais

O novo laboratório do Campus São José de Ribamar possibilitará a realização de projetos com a cooperação de organizações públicas e privadas para o estímulo à pesquisa e ao desenvolvimento regional. Integrante do portfólio de Projetos Estratégicos do IFMA, a Fábrica de Inovação  tem como principal objetivo prestar serviços inovadores para a comunidade, por meio do levantamento de problemas reais e a busca por soluções com a Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). Além disso, a proposta é integrar ensino, pesquisa e extensão no dia a dia dos estudantes, fazendo com que eles se esforcem para desenvolver a vertente empreendedora e da inovação a partir dos conhecimentos adquiridos no IFMA. O projeto também tem como foco o estimulo às parcerias entre instituições de pesquisa e organizações públicas e privadas e o intercâmbio entre instituições parceiras para qualificação de recursos humanos.