Página Inicial > Notícias > Alta gestão do IFMA se reúne com representantes de universidade alemã

Alta gestão do IFMA se reúne com representantes de universidade alemã

Reitor e pró-reitores se reuniram com coordenadores da Universidade Steinbeis para tratar de cooperação institucional
  • Augusto do Nascimento
  • publicado 09/11/2021 09h33
  • última modificação 09/11/2021 09h33

A alta gestão do IFMA se reuniu na quinta-feira (4) com representantes da Universidade Steinbeis-SIBE (Escola de Negócios Internacionais e Empreendedorismo, na sigla em inglês), da Alemanha, para tratar dos avanços na parceria institucional, iniciada em 2016, no processo de planejamento estratégico do Instituto (ver links para matérias relacionadas no fim do texto). Participaram do encontro virtual o reitor Carlos César Teixeira e os pró-reitores Clarice Medeiros (Planejamento e Desenvolvimento Institucional), Rogério Teles (Pesquisa, Pós-graduação e Inovação), Maron Gomes (Ensino e Assuntos Estudantis), e Lucimeire Castro (Administração), além de Carolina Rezende e Peter Döstler, coordenadores da SIBE, respectivamente, na Alemanha e em Brasília. A diretora Adriana Santos (Programas e Projetos de Extensão) representou a Pró-reitoria de Extensão (PROEXT) do IFMA durante a reunião, que contou ainda com a presença de Humberto Arruda, diretor de Planejamento Institucional e Desenvolvimento Humano (PROPLADI).

Segundo o reitor Carlos César Teixeira, o objetivo do encontro foi avaliar as iniciativas de qualificação de servidores do IFMA, em especial o programa de mestrado em Administração Geral oferecido desde 2019 pela Universidade Steinbeis-SIBE, envolvendo 26 servidores docentes e técnico-administrativos do Instituto. Os participantes receberam formação especializada pela instituição alemã, a fim de implementar projetos estratégicos voltados para a solução de questões diferenciadas do IFMA, tais como planos de economia de recursos e consumo de energia e água, política de qualidade de vida de servidores e estudantes, ou aperfeiçoamento do processo seletivo para o ingresso de novos alunos.

A coordenadora Carolina Rezende informou que a instituição alemã pretende publicar um volume contendo o resumo dos projetos desenvolvidos pel0s integrantes da turma, o qual será prefaciado pelo IFMA. No próximo mês de dezembro, ocorrerão as defesas individuais das dissertações (Master Thesis) pelos servidores concludentes do curso de pós-graduação, em reuniões virtuais com os supervisores da Steinbeis-SIBE. Carlos César Teixeira afirmou o interesse de a editora institucional (EdIFMA) criar digitalmente a versão em português da publicação da parceira internacional. Sobre os formandos, os gestores destacaram que, após o encerramento das atividades acadêmicas, os próximos passos serão de caráter administrativo, relacionados à expedição dos diplomas de conclusão, e reconhecimento e validação desses documentos pelas autoridades educacionais brasileiras.

O reitor do IFMA ressaltou que os projetos institucionais resultantes da participação dos servidores no programa de mestrado na Alemanha serão incorporados ao portfólio de projetos estratégicos propostos desde o planejamento estratégico do Instituto. Ele considerou ainda as competências desenvolvidas pelos servidores durante o curso, em especial relacionadas ao aprimoramento da língua inglesa e às habilidades de planejamento e cooperação. Em relação à parceria com a Steinbeis-SIBE, os participantes da reunião irão avaliar as perspectivas tanto de verticalizar o convênio com a oferta de um curso em nível de doutorado, quanto de futuramente oferecer uma nova turma de mestrado, como a que se encerra no segundo semestre de 2021.

Peter Döstler esclareceu que o curso de mestrado oferecido pela Steinbeis-SIBE, além da fundamentação teórica, tem foco na transferência do conhecimento e ferramentas de gestão apreendidas pelos alunos, de forma prática, a partir da implantação de projetos voltados para a solução de problemas concretos enfrentados por uma organização. De modo que a formação habilita os concludentes a planejar e implementar iniciativas que ofereçam retornos reais ao IFMA, com resultados financeiros mensuráveis.

Carlos César Teixeira observou que, desde o início da parceria com a Steinbeis-SIBE, ocorreram mudanças na alta gestão do IFMA, e hoje os servidores que ocupam os cargos de reitor e pró-reitores são distintos dos titulares à época do planejamento estratégico. No entanto, ele ressaltou, os membros atuais da Reitoria tiveram participação direta ou indireta na implantação dos encontros e oficinas que reuniram os campi e comunidade externa para a definição de diretrizes que resultariam no processo de planejamento idealizado pelo ex-reitor Roberto Brandão, com consultoria da organização alemã.

Saiba mais (Parceria IFMA | Steinbeis-SIBE)

Reitor visita instituições alemãs para conhecer iniciativas de colaboração (2019)

IFMA promove ambientação para mestrandos (2019)

IFMA lança plano estratégico institucional 2016-2020 (2018)