Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > IFMA realiza evento internacional com foco na parceria com o setor empresarial
Início do conteúdo da página Notícias

IFMA realiza evento internacional com foco na parceria com o setor empresarial

A ação institucional foi aberta na segunda (08/11) e prossegue até quinta-feira (11/11)
  • Cláudio Moraes
  • publicado 09/11/2021 19h20
  • última modificação 11/11/2021 07h18

Imprimir

Foi aberta na noite de segunda-feira (08/11), a 2ª Conferência Internacional para a Cooperação entre Academia e Indústria e o Encontro Internacional de Ciências e Engenharia de Materiais do Maranhão, na capital maranhense.

Acesse a página dos eventos e confira a programação

A palestra de abertura “Cooperação Indústria-Academia: a mão dupla do desenvolvimento” foi proferida por Fulvio Siciliano, professor de Negócios e Administração e Relações Internacionais com foco em uma variedade de ambientes culturais e autor de livros didáticos sobre Recristalização de Metais e Engenharia de Duto.

Confira a cobertura da solenidade de abertura do evento pela TV IFMA  

“Seremos, nesta semana, a capital da ciência”, afirmou o reitor do Instituto Federal de Educação (IFMA), Carlos César Teixeira. “O momento para as IFES não é bom e temos como missão de nossa gestão aproximar o IFMA do setor produtivo”, prosseguiu. “Estamos batendo às portas da indústria e das organizações pedindo apoio e apresentando o Instituto Federal do Maranhão”, mencionou. “Estamos abrindo portas para celebrar parcerias”, sintetizou.

“São muito positivas ações como essa que viabilizam a interação entre os pesquisadores e as empresas e que podem propiciar o intercâmbio com outros estados e até com o exterior”, avaliou o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), André Santos. “A Fundação tem buscado fortalecer o apoio à pesquisa, à cooperação e aos eventos, nesse momento em que a ciência vem sofrendo muitos ataques”, ressaltou.

“Temos que direcionar as nossas ações para a pesquisa aplicada”, recomendou o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Edilson Baldez das Neves. “A indústria tem problemas e quem pode encontrar a solução é a academia”, ponderou. “As parcerias tem que ser fortalecidas”, pontuou.

O coordenador do evento, professor Samuel Filgueiras, ressaltou que todos estudantes e pesquisadores que participam da atividade tem plenas condições de solucionar problemas apresentados pelo setor empresarial. “Podemos, sim, trabalhar em conjunto com a indústria e dar oportunidades aos nossos alunos”, afirmou. “Neste evento vamos trocar experiências com o pesquisadores internacionais sobre a o relacionamento com as empresas”, prosseguiu.

O evento prossegue até quinta-feira (11) em formato híbrido (presencial e virtual). A programação conta com sessões plenárias, palestras, minicursos, mesa redonda e sessão de pôsteres, com a participação de pesquisadores de instituições brasileiras, do Canadá, Espanha, Estados Unidos e França.

A promoção do evento é dos programas de pós-graduação em Engenharia de Materiais e Engenharia Mecânica do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus São Luís Monte Castelo, com apoio da Pró-Reitoria  de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI), da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior  (CAPES), do Consulado Geral da França em Recife,  além de parceiros do setor privado.

 

Fim do conteúdo da página