Página Inicial > Notícias > IFMA realiza evento internacional com foco na parceria com o setor empresarial

IFMA realiza evento internacional com foco na parceria com o setor empresarial

A ação institucional foi aberta na segunda (08/11) e prossegue até quinta-feira (11/11)
  • Cláudio Moraes
  • publicado 09/11/2021 19h20
  • última modificação 11/11/2021 07h18

Foi aberta na noite de segunda-feira (08/11), a 2ª Conferência Internacional para a Cooperação entre Academia e Indústria e o Encontro Internacional de Ciências e Engenharia de Materiais do Maranhão, na capital maranhense.

Acesse a página dos eventos e confira a programação

A palestra de abertura “Cooperação Indústria-Academia: a mão dupla do desenvolvimento” foi proferida por Fulvio Siciliano, professor de Negócios e Administração e Relações Internacionais com foco em uma variedade de ambientes culturais e autor de livros didáticos sobre Recristalização de Metais e Engenharia de Duto.

Confira a cobertura da solenidade de abertura do evento pela TV IFMA

“Seremos, nesta semana, a capital da ciência”, afirmou o reitor do Instituto Federal de Educação (IFMA), Carlos César Teixeira. “O momento para as IFES não é bom e temos como missão de nossa gestão aproximar o IFMA do setor produtivo”, prosseguiu. “Estamos batendo às portas da indústria e das organizações pedindo apoio e apresentando o Instituto Federal do Maranhão”, mencionou. “Estamos abrindo portas para celebrar parcerias”, sintetizou.

“São muito positivas ações como essa que viabilizam a interação entre os pesquisadores e as empresas e que podem propiciar o intercâmbio com outros estados e até com o exterior”, avaliou o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), André Santos. “A Fundação tem buscado fortalecer o apoio à pesquisa, à cooperação e aos eventos, nesse momento em que a ciência vem sofrendo muitos ataques”, ressaltou.

“Temos que direcionar as nossas ações para a pesquisa aplicada”, recomendou o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Edilson Baldez das Neves. “A indústria tem problemas e quem pode encontrar a solução é a academia”, ponderou. “As parcerias tem que ser fortalecidas”, pontuou.

O coordenador do evento, professor Samuel Filgueiras, ressaltou que todos estudantes e pesquisadores que participam da atividade tem plenas condições de solucionar problemas apresentados pelo setor empresarial. “Podemos, sim, trabalhar em conjunto com a indústria e dar oportunidades aos nossos alunos”, afirmou. “Neste evento vamos trocar experiências com o pesquisadores internacionais sobre a o relacionamento com as empresas”, prosseguiu.

O evento prossegue até quinta-feira (11) em formato híbrido (presencial e virtual). A programação conta com sessões plenárias, palestras, minicursos, mesa redonda e sessão de pôsteres, com a participação de pesquisadores de instituições brasileiras, do Canadá, Espanha, Estados Unidos e França.

A promoção do evento é dos programas de pós-graduação em Engenharia de Materiais e Engenharia Mecânica do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus São Luís Monte Castelo, com apoio da Pró-Reitoria  de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI), da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior  (CAPES), do Consulado Geral da França em Recife,  além de parceiros do setor privado.