Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Seminário de Consciência Negra: propostas de cursos podem ser feitas até quarta (17/11)
Início do conteúdo da página Notícias

Seminário de Consciência Negra: propostas de cursos podem ser feitas até quarta (17/11)

O evento, promovido pelo IFMA Campus São José de Ribamar, acontece entre 29 de novembro e 01 de dezembro
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 12/11/2021 21h22
  • última modificação 17/11/2021 08h39

Imprimir

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) está com inscrições abertas, até quarta-feira (17/11), para submissão de propostas de minicursos a serem ofertados no I Seminário de Consciência Negra do Campus São José de Ribamar (MA).

 

Qualquer docente com (ou sem) vínculo com o IFMA pode submeter propostas de minicursos, por meio do e-mail do NEABI CSJR: [email protected].

 

As propostas devem estar alinhadas à temática do evento: “Por uma educação antirracista”. Elas devem estar pautadas no desenvolvimento de ações que levem ao combate ao racismo dentro e fora da escola. Os minicursos devem ter duração de 2 horas.

 

As propostas devem conter as seguintes informações:1) Título, 2) Nome do proponente, 3) Resumo, 4) Objetivos, 5) Metodologia, 6) Materiais necessários para a realização da proposta, 7) Público e 8) Quantitativo de vagas.

 

O seminário acontecerá entre 29 de novembro e 01 de dezembro, com a oferta de palestras, oficinas e minicursos, dentre outras ações.

 

As inscrições no evento de participantes e demais trabalhos podem ser efetuadas clicando em https://www.even3.com.br/scnsjr2021 onde também poderão ser acessadas todas as informações que versam sobre os prazos e normas para as submissões dos trabalhos com direito a certificação

 

A programação está inserida no contexto das ações sistêmicas do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indiodescendentes (Neabi) do IFMA Campus São José de Ribamar, em referência ao Dia da Consciência Negra, celebrado no Brasil em 20 de novembro como um marco para a luta antirracista.

 

“Essa data memorável só fará maior sentido se as nossas ações e os nossos esforços forem contínuos permeando, portanto, os nossos cotidianos pessoais e coletivos, profissionais e em momentos de lazer dentro e fora da escola”, disse Izolina Borges, coordenadora sistêmica do Neabi.

 

A homenagem é a Zumbi dos Palmares, líder quilombola, um combatente antiescravista no Brasil colônia que tombou assassinado nessa data.

 

O objetivo do evento é promover reflexões e outras ações sobre identidade, racismo e desigualdade social dentro e fora do ambiente escolar.  “É preciso que os estudantes negros sejam respeitados dentro do ambiente da escola e se vejam representados no que estudam”, afirma Izolina. Em sua avaliação, as pautas raciais são igualmente importantes para os estudantes não-negros. “É a partir do contato com a história do outro, que eles poderão refletir sobre a própria identidade e respeitar as diferenças”, avaliou.

 

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indiodescendentes é uma iniciativa política e pedagógica que busca promover e fomentar a reflexão acerca dos movimentos históricos, culturais e discursivos da sociedade, resultantes das relações estabelecidas entre os diferentes segmentos sociais e etnias no âmbito das culturas, das artes e dos movimentos sociais.

Atualizado em 17.11.2021

Fim do conteúdo da página