Página Inicial > Notícias > IFMA e SEBRAE firmam parceria para implantação da educação empreendedora

IFMA e SEBRAE firmam parceria para implantação da educação empreendedora

A Efeito Cooperativa, constituída por estudantes do Campus Centro Histórico, será um dos primeiros beneficiários da ação
  • publicado 17/11/2021 12h43
  • última modificação 17/11/2021 12h44

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MA) firmaram protocolo de intenções, na semana passada (10/11), para a implementação da educação empreendedora junto aos estudantes e servidores do Instituto a partir dos projetos estratégicos institucionais.

O documento assinado pelo reitor do IFMA, Carlos César Teixeira Ferreira, pelo superintendente do Sebrae Maranhão, Albertino Leal, e pelo diretor técnico, Mauro Borralho, prevê, inicialmente, o atendimento às cooperativas-escolas e empresas juniores constituídas por estudantes de educação profissional e superior do Instituto em todo o estado.

É um momento ímpar para a nossa instituição, pois essa parceria nos fornece um passo além da nossa missão de buscar desenvolvimento de nossos estudantes”, avaliou o reitor do IFMA, Carlos César Teixeira. “A nossa preocupação é com a inserção do jovem no mercado de trabalho como empreendedor”, afirmou. “Hoje já é obrigatória, a inclusão da questão do empreendedorismo na graduação”, informou

Os dirigentes da duas instituições também dialogaram sobre a possibilidade de novas parcerias. O reitor Carlos César assinalou que as instituições não podem se fechar, no momento atual de desidratação orçamentária das instituições públicas de ensino superior. “Estamos construindo as cooperativas no IFMA e queremos potencializar, também, as incubadoras e startups”, afirmou o reitor Carlos César Teixeira.

“O Sebrae tem feito um trabalho de interiorização”, pontuou Albertino Leal.  “O Maranhão tem muitas perspectivas, mas devemos capacitar”, prosseguiu. “Existem muitas ações no estado, mas sem conexões”, observou. “Precisamos viabilizar uma parceria alinhando o que já é feito”, sugeriu. “As questões se alinham quando aproveitamos as janelas abertas”, afirmou. “São projetos em prol do Maranhão, para geração de emprego e renda e as instituições precisam se unir”, destacou.

Também estiveram presentes no ato da assinatura do termo, a chefe do Departamento de Relações do Mundo do Trabalho do IFMA, Milena Cardoso, gerente de Cultura Empreendedora do Sebrae Maranhão, Raissa Einstein, e a gerente substituta da Unidade de Cultura Empreendedora, Maria José Lima.

Cooperativismo em turismo, hospitalidade e lazer

A Efeito Cooperativa, uma cooperativa escola constituída por estudantes do IFMA Campus Centro Histórico, será um dos primeiros projetos a serem atendidos pela parceria. Ela atua nos eixo de turismo, hospitalidade e lazer. Para o presidente da cooperativa, o estudante do curso de Hospedagem, Leonardo Castro, 28 anos, o momento foi de emoção. “Iniciamos o processo em 2019, planejamos o edital e começamos o processo de abertura”, relembrou. “Somos a primeira cooperativa do Maranhão e da rede federal de educação em nosso seguimento de serviços de turismo”, informou. “Agora é começar a trabalhar”, ressaltou. Leonardo compareceu ao ato de assinatura do documento acompanhado da representante do Conselho Fiscal da cooperativa, a estudante curso de Eventos Tayane Josye Amorim.

Idealizada como projeto de extensão, sob coordenação da professora Janete de Vasconcelos Chaves (Turismo), a cooperativa-escola propõe engajar estudantes de nível médio e superior e teve a sua  criação aprovada pelo Conselho Superior (CONSUP) por meio da Resolução nº 106/2019. Ela irá atuar em atividades de guiamento turístico, elaboração de roteiros, orientação e indicação de pacotes turísticos, realização de eventos, atividades de recreação, monitorias, cursos, e oficinas temáticas.

O diretor de Relações Internacionais do IFMA, Vilton Soares, no exercício da Pró-Reitoria de Extensão afirmou que o projeto tem um peso diferente no âmbito da instituição. “Ele já nasceu inclusivo, com estudantes do Programa de Jovens e Adultos, e tem uma perspectiva inovadora do ponto de vista social”, destacou. “O IFMA demonstra que é possível promover um uma educação inclusiva e libertadora como solução para os problemas sociais do nosso estado”, finalizou.

O IFMA conta, ainda, com uma cooperativa-escola no Campus Codó, em fase de reativação, além de ter sido aprovado o funcionamento de outra no Campus Caxias para atuar no eixo de Gestão de Negócios. Há, também, cinco empresas-juniores no Instituto.