Página Inicial > Notícias > Candidatos já podem solicitar isenção de taxa para Seletivo Técnico do IFMA

Candidatos já podem solicitar isenção de taxa para Seletivo Técnico do IFMA

Solicitação de Isenção pode ser feita de 19 a 26 de novembro.
  • publicado 19/11/2021 11h31
  • última modificação 19/11/2021 11h35

Teve início nesta sexta-feira, 19, o período para solicitar a isenção da taxa de R$ 30,00 (trinta reais), que corresponde ao valor da inscrição no Seletivo Técnico 2022 do Instituto Federal do Maranhão (IFMA).  Até o dia 26 de novembro, candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico (Bolsa Família/Auxílio Brasil, PETI, entre outros) e que sejam membros de famílias de baixa renda podem solicitar a gratuidade para participação no processo seletivo. O resultado dos beneficiados com a isenção da taxa será publicado no dia 30 de novembro. Já o período para inscrições regulares (aos que não se enquadram no perfil para solicitação de isenção da taxa) será de 30 de novembro a 21 de dezembro.

É importante que o candidato acompanhe atentamente o cronograma e todas as etapas do Seletivo Técnico do IFMA. Todos os documentos relacionados ao processo de seleção (editais, avisos, resultados) e links para inscrições estarão sempre disponíveis na Página do Seletivo Unificado do IFMA, no endereço https://portal.ifma.edu.br/seletivo-unificado/

Dúvidas sobre o Seletivo IFMA? Confira a live de lançamento no link abaixo

Provas

Em relação aos processos seletivos dos anos anteriores, também há novidades no número de questões da prova, que passou de 40 para 30, sendo 15 de Língua Portuguesa e 15 de Matemática. Todo o processo de aplicação das provas vai seguir rigorosamente os protocolos sanitários adotados pelo IFMA em razão da pandemia da COVID-19, a fim de assegurar a integridade da saúde dos participantes.

Formas – integrado, concomitante e subsequente

Em relação às formas de ensino dos cursos ofertados, os candidatos poderão optar por uma das três: integrado, voltados para quem ainda vai cursar as disciplinas regulares do currículo do ensino médio, e ao mesmo tempo receber a formação técnica na área desejada; concomitante, para quem está matriculado no ensino médio em outra instituição de ensino e pretende apreender paralelamente os conhecimentos técnicos de um curso profissionalizante; e subsequente, destinado a quem já concluiu o ensino médio, mas tem intenção de se formar em uma carreira específica para ampliar as oportunidades no mercado de trabalho.

Sistema de Cotas

Em cada curso ofertado no Seletivo Técnico 2022, cinquenta por cento (50%) das vagas serão destinadas a candidatos egressos de escola pública, em atendimento à Lei Nº 12.711/2012, que dispõe sobre o ingresso de alunos tanto nas universidades federais quanto nas instituições federais de ensino técnico de nível médio. O Edital também traz as normas relacionadas às cotas voltadas para os candidatos que se autodeclararem pretos e pardos no ato da inscrição, sendo a informação confirmada mediante procedimento de heteroidentificação realizado por Comissão de Validação institucionalmente constituída (Resolução CONSUP/IFMA N° 14/2019). A Resolução CONSUP/IFMA N° 60/2019 estabelece que, em cada curso, dois e meio por cento (2,5%) das vagas se destinem a candidatos com deficiência que se enquadrem nas condições estabelecidas pelo Decreto Nº 5.296/2004.

Canais de Comunicação

Este ano os candidatos vão dispor de dois canais de comunicação durante o processo: do próprio IFMA, em seu portal e redes sociais; e a página da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (FUNETEC), que presta apoio ao Instituto Federal do Estado e é responsável pela execução das etapas do seletivo.

Dúvidas e informações complementares sobre o Seletivo 2022 podem ser encaminhadas ao e-mail [email protected]

Acesse a Página do Seletivo no Portal do IFMA

Acesse o site da FUNETEC