Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > IFMA entrega Fábricas de Inovação em Coelho Neto e Pedreiras
Início do conteúdo da página Notícias

IFMA entrega Fábricas de Inovação em Coelho Neto e Pedreiras

A Fábrica de Inovação é um projeto estratégico institucional que tem o objetivo de fornecer soluções a demandas públicas e privadas locais por meio de pesquisa aplicada e inovação
  • Cláudio Moraes
  • publicado 19/11/2021 11h44
  • última modificação 19/11/2021 22h09
Imprimir

O reitor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Carlos César Teixeira, completou um ano de gestão à frente da instituição inaugurando duas unidades da Fábrica de Inovação, nos campi de Coelho Neto e Pedreiras. Carlos César tomou posse como reitor em 16 de novembro do ano passado, em ato assinado pelo Ministro de Educação, Milton Ribeiro, e a transmissão solene do cargo ocorreu quatro dias depoisA inauguração da 10ª e 11ª unidades da Fábrica de Inovação aconteceu nos dias 16 e 18 deste mês. A Fábrica integra projeto estratégico institucional com objetivo de estimular o desenvolvimento da pesquisa e da inovação, solucionando demandas locais. Empresas e instituições públicas podem encaminhar demandas de projetos científicos, tecnológicos e de inovação ao IFMA. Já existem Fábricas instaladas nos campi Monte Castelo, Bacabal, Caxias, Santa Inês, Alcântara, Timon, Pinheiro, São José de Ribamar, além de uma unidade itinerante.

Confira todas as fotos do evento em Coelho Neto

Confira todas as fotos do evento em Pedreiras

Servidores, estudantes e autoridades locais se reuniram na terça-feira (16/11) para comemorar a 10ª Fábrica de Inovação, no Campus Coelho Neto. A solenidade foi iniciada com homenagem ao servidor do campus, José Geovani Gomes Filho, falecido em 14 de setembro.

Na quinta (18/11) a comunidade se reuniu em Pedreiras, de forma solene, para prestigiar a entrega da 11ª unidade do projeto. O encontro se iniciou com homenagens prestadas ao reitor Carlos César Teixeira e a Danilo Oshiro, Gerente da ENEVA S/A,  empresa instalada na região com atuação na extração de gás natural

As duas solenidades foram transmitidas ao vivo pelo  canal da TV IFMA no Youtube,  de forma a ampliar a participação da comunidade. O reitor Carlos César Teixeira participou das duas agendas institucionais de forma on line.

Na solenidade em Coelho Neto, o reitor Carlos César Teixeira destacou a emoção por ver o projeto materializado. “O IFMA está à disposição para cumprir a sua missão de promover a educação profissional comprometida com uma formação cidadã”, afirmou. “Quero ratificar o compromisso com a consolidação de nossos campi para verdadeiramente induzir o desenvolvimento local”, ressaltou. “A academia é tradicionalmente fechada, trabalhando entre os seus muros e esse projeto revela essa nova faceta de buscar soluções inovadoras pra problemas reais da comunidade”, prosseguiu.

No ato solene em Pedreiras, Teixeira ponderou que a Fábrica de Inovação é um projeto de várias mãos. “É muito importante termos o poder público municipal ao nosso lado, colaborando e participando desse ambiente”, destacou. “O IFMA é uma instituição indutora do desenvolvimento de nosso estado e esse projeto nos enche de esperança”, concluiu.

 

 

O Gerente da ENEVA, Danilo Oshiro, ressaltou a importância do projeto. “É uma iniciativa muito positiva, de aprendizado e conhecimento que vai aguçar a inovação”, afirmou.

 

Em Pedreiras, o diretor-executivo e ex-reitor do IFMA, Roberto Brandão, relembrou o processo de nascimento do projeto: “Conhecemos a experiência da Alemanha de pesquisa aplicada e, três anos depois, iniciamos o planejamento estratégico do IFMA”, pontuou. “E, então, veio a concepção de 20 projetos estratégicos e, dentre eles, a Fábrica de Inovação”, prosseguiu. “O IFMA pode exercer o seu papel fora de suas quatro paredes e a Fábrica vem nesse sentido”, informou. “Apesar de estar localizada dentro do IFMA é totalmente voltada para o exterior”, disse. “Vamos fazer diferente em prol do desenvolvimento de nosso estado”, finalizou.

 

A estudante do Campus Coelho Neto, Alexia Dias, destacou não se tratar da inauguração de uma sala. “É um espaço de realização de muito sonhos e de pesquisas para o campus e nosso município”, avaliou.

 

 

O diretor geral do Campus Coelho Neto, Anderson Oliveira da Silva, também ressaltou a disponibilidade da Fábrica para que os projetos possam levar resultados à comunidade. “É muito emocionante, ela irá trazer bons frutos pois o nosso diferencial será a vontade de fazer as coisas acontecerem”, pontuou.

 

Fernanda Néri, estudante do curso técnico em Eletromecânica do Campus Pedreiras destacou a atuação do IFMA diante do cenário atual. “A inovação é importante pois se liga com romper padrões”, afirmou. “E estão sendo impostos, hoje, em nossa sociedade, padrões de censura, de anticiência e de privação dos direitos humanos”, prosseguiu. “Mas o IFMA não tem deixado esses absurdos entrarem em nossa instituição e isso me orgulha”, celebrou. “Acredito que a entrega dessa Fábrica de Inovação vai ser o ponto inicial da realização de vários outros projetos e que as próximas gerações, estudantes e a comunidade vão poder desfrutar e acessar a ciência produzida pelo campus com um conhecimento mais democrático”, concluiu.

O diretor do Campus Pedreiras, José Cardoso, ressaltou a gratificação por estar o campus realizando uma educação cidadã. “Essa é a principal missão do IFMA e é reconhecida pela sociedade”, assinalou. “Formamos alunos de forma autônoma, crítica, criativa e, principalmente, competente”, prosseguiu. “A Fábrica é um instrumento de interação no campo social e produtivo, em que o IFMA sai de seus muros e vai resolver problemas fora desse espaço”, destacou. “Se houver demanda da prefeitura para proteção das margens do rio Mearim, nós temos aqui pessoas para dar respostas, se houver busca para se levar energia solar para os produtores rurais, nós temos a solução”, mencionou. “Nós temos os instrumentos e a capacidade técnica para resolver todos esses problemas e é esse sentido que queremos dar para o espaço Fábrica de Inovação em Pedreiras”, concluiu.

Em Coelho Neto, o dispositivo de honra das autoridades contou, ainda, com a participação do vereador Nailson Silva, do pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFMA, Rogério Teles, do pró-reitor de Ensino e Assuntos Estudantis, Maron Gomes, do diretor de Administração Berto de Tácio Pereira Gomes, do coordenador da rede de diretores dos campi do IFMA e diretor geral do campus Pinheiro, Vandeberg Araújo, da diretora de Desenvolvimento Institucional do Campus Coelho Neto, Andreia Lima Barros, e do coordenador do projeto Fábrica de Inovação no campus e chefe do Departamento de Pesquisa e Pós-Graduação, professor André Wallace.

Em Pedreiras, as autoridades que integraram o dispositivo de honra foram, ainda, a prefeita do município Vanessa Maia, a vereadora Katiana Leite, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFMA, Rogério Teles, o coordenador da rede de diretores dos campi do IFMA e diretor geral do campus Pinheiro Vandeberg Araújo, o diretor de Desenvolvimento Institucional do Campus Pedreiras, Sandro Luís Alves, e a coordenadora do projeto Fábrica de Inovação no campus, Ana Carolina Lustosa.

Fim do conteúdo da página