Página Inicial > Notícias > 4º ENARTE é marcado por performances e exposições transmitidas on-line

4º ENARTE é marcado por performances e exposições transmitidas on-line

• publicado 23/11/2021 09h57
  • última modificação 23/11/2021 21h09

Evento foi transmitido do Auditório da Reitoria, em São Luís.

Com apresentações artísticas e roda de conversa on-line, o 4º Encontro de Artes (Enarte) do IFMA foi realizado nesta segunda e terça-feira (22 e 23.11). Tradicionalmente realizado com a reunião de estudantes de todos os campi do Instituto, este ano as performances e obras que integram a programação do evento foram exibidas por meio de vídeos, transmitidos pelo canal TV IFMA no Youtube.

Reunindo arte e cultura, o ENARTE trouxe nesta edição o tema “(Re) Significação e Arte em tempos de Pandemia”. A abertura do evento foi realizada no auditório da Reitoria do IFMA e transmitida pela internet. A transmissão, apresentada pela coordenadora de Arte, Cultura e Desporto do IFMA, Mayara Anunciação, teve início com a exibição da vídeoperformance “Máscaras”, produzida pelo coletivo do IFMA Campus Barreirinhas formado pelos estudantes Wudson Lennon, Luane Soeiro, Maria Gabriela, Carlos Henrique e Maria Eduarda, com orientação do professor Inácio de Araújo Costa Júnior.

Participaram da cerimônia de abertura o reitor da instituição, Carlos Cesar Teixeira Ferreira; o pró-reitor de Ensino e Assuntos Estudantis, Maron Gomes; a diretora de Assuntos Estudantis do IFMA, Thays Cristina Rocha. O reitor do IFMA destacou a realização do Enarte em formato híbrido, com atividades presenciais e virtuais. “Esta edição marca a continuidade, o compromisso do IFMA com a arte e a cultura, em meio à pandemia, em que aulas e atividades foram suspensas presencialmente”, disse Carlos Cesar Teixeira Ferreira

Maron Gomes também apontou o esforço da instituição para manter as atividades artísticas e culturais. “Esse evento significa mais que apenas apresentações artísticas e mais que um evento pedagógico. O IFMA proporciona ao estudante a arte, o acesso à arte, pois isso faz parte de nosso ensino integral. Além disso, a arte também é estímulo à permanência dos alunos na escola. Por meio dela, muitos se sentem motivados a estar no campus, a participar das atividades e dos estudos”, comentou o pró-reitor.

Após a cerimônia de abertura, foi apresentada, com transmissão ao vivo, a Roda de Conversa Arte nos IF`s em tempos urgentes: reflexões de uma artista docente”, com a pesquisadora Lourdes Macena, do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Ela destacou a importância do ensino de arte na Rede Federal, permitindo a vivência dos estudantes com a arte, cultura e folclore.

Depois da Roda de Conversa, foi mostrado o poema-vídeo “Cordel do Loquidau”, produzido por um coletivo do IFMA Campus Alcântara, orientado pelo professor Irinaldo Lopes Sobrinho e realizado por Irinaldo Lopes Sobrinho, Armando Veras de Araújo Júnior e o aluno Joberte Melo.

Também foi exibida a exposição de artes visuais “A Poética do Fragmento”, com obras produzidas pela estudante Isabelle Lima, do IFMA Campus Timon, sob orientação da professora Roseane da Conceição Santos Serra Lucena.

A programação prosseguiu nesta terça-feira, dia 23, com destaque para o lançamento do ebook Arte e Culturas: Experiências e Saberes. “Agradeço aos nossos arte-educadores, que estão nos campi do IFMA, pelo apoio ao evento, mesmo diante de um momento ainda de dificuldades em razão da pandemia, e ao nossos estudantes, pela interação ao longo desses dois dias. Espero que em 2022 possamos retomar o ENARTE de forma presencial e fazer dele uma grande festa e celebração à vida”, disse a professora Mayara Anunciação.

Confira todas as transmissões do 4º ENARTE

22.11- Solenidade de Abertura