Página Inicial > Notícias > Iniciado XV Congresso Nordestino de Produção Animal

Iniciado XV Congresso Nordestino de Produção Animal

Evento segue com programação até esta sexta-feira (26)
  • publicado 25/11/2021 19h03
  • última modificação 25/11/2021 19h03

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) deu início na noite da última quarta-feira (24) à décima quinta edição do Congresso Nordestino de Produção Animal (CNPA), evento tradicional da Sociedade Nordestina de Produção Animal (SNPA) realizado de forma inédita pelo instituto. Com o tema “Inovações tecnológicas e sustentabilidade na produção animal”, o evento reúne os principais representantes da área que atuam diretamente no setor produtivo da pecuária nordestina, como pesquisadores, professores, estudantes, profissionais de órgãos de gestão governamental e da indústria, além de empresários e produtores que buscam conhecimento e inovação tecnológica.

A solenidade de abertura aconteceu na noite do dia 24 e contou com a participação em seu dispositivo de abertura do reitor do IFMA, Carlos Cesar Teixeira Ferreira, a presidente da Sociedade Nordestina de Produção Animal, Safira Valença Bispo (de forma remota), o vice presidente da Sociedade Nordestina de Produção Animal e presidente da comissão organizadora do XV CNPA, Aldivan Rodrigues Alves, a diretora de pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós- Graduação e Inovação do IFMA, Georgiana Marques, representando o pró-reitor, Rogério Teles, o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), André santos, a presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Francisca Neide Costa (de forma remota), a zootecnista da Associação Brasileira de Zootecnia, Sánara Adrielle França Melo, o pró-reitor da Agência de Inovação, empreendedorismo, Pesquisa, Pós- Graduação e Internacionalização da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Fernando Carvalho Silva (de forma remota) e o vice-reitor da Universidade estadual do Maranhão (UEMA), Walter Canales Sant`ana, Participaram por meio de vídeo gravado o vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, o chefe da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA/COCAIS), João Batista Zonta e a diretora-geral da Faculdade Instituto de Ensino Superior Múltiplo, Marcia Luizi Melo Gedeon.

Em seu discurso, a o presidente da comissão organizadora do evento destacou que esta edição torna-se um marco por ter um instituto federal como organizador de um congresso na área. “Nossos palestrantes presentes neste evento tem uma missão, que é ajudar a transformar a realidade, pra que ela seja mais justa e sustentável para as gerações futuras. Temos o árduo trabalho de reverter os atrasos sofridos na ciência durante a pandemia”, destacou Aldivan. O reitor, Carlos Cesar, disse em seu discurso que “estamos aqui empolgados, satisfeitos e alegres por que verificamos a força do nordeste brasileiro, reconhecido pela sua tradicional cultura, pelo seu povo sempre humilde e aguerrido, que fazem a diferença no nosso Brasil. Agradecemos a todos os parceiros e colaboradores o apoio na realização do evento. Nossas instituições têm a missão de fazer a transformação social na vida das pessoas. que nossos técnicos e professores possam ser vozes de difusão da importância da ciência. Somos celeiro do mundo, enquanto país, e precisamos exercitar a cada dia técnicas e tecnologias que garantam a produção sem agredir o meio ambiente, para que a próximas gerações não sejam prejudicadas”, afirmou o reitor.

Após as falas, foram entregues as premiações nas categorias “Empreendedor Maranhense – Sociedade Nordestina de Produção Animal” e “Profissional Sociedade Nordestina de Produção Animal” . Receberam o prêmio “Empreendedor Maranhense – Sociedade Nordestina de Produção Animal” os senhores Sergio Marques e Sergio Filho, do grupo SCM. Recebeu o prêmio “Profissional Sociedade Nordestina de Produção Animal” a professora Mércia Virginia Ferreira dos Santos, da UFRPE.

A programação do tradicional evento da área, que segue até a sexta-feira (26), contempla apresentações de trabalhos, premiações acadêmicas, Fórum dos Coordenadores de Programas de Pós-Graduação, simpósios e zoo-hackathon. Os participantes poderão acompanhar as atividades de qualquer lugar do Brasil, já que o evento é totalmente on-line e será realizado em um ambiente interativo construído exclusivamente para a programação. A abertura está disponível no canal do Youtube da TV IFMA.

Assunto(s): abertura , CNPA , IFMA