Página Inicial > Notícias > Professora do IFMA Barreirinhas lança livro sobre tráfico transatlântico de africanos no Maranhão

O livro de autoria da professora de História, Marinelma Costa Meireles, será lançado na sexta-feira (26/11), às 18 horas, em São Luís, capital maranhense
  • publicado 25/11/2021 16h44
  • última modificação 25/11/2021 16h51

Com uma pesquisa que aborda o comércio de negros escravizados para o Maranhão na segunda metade do século XVIII, o livro “Tráfico Transatlântico e procedências africanas no Maranhão setecentista”, de autoria da professora do IFMA, Campus Barreirinhas, Marinelma Costa Meireles, será lançado nesta sexta-feira (26/11), às 18h, na Livraria Espaço Cultural AMEI, no São Luís Shopping. Publicado pela Editora CRV, o livro com 114 páginas se originou da dissertação de mestrado que a autora defendeu no programa de pós-graduação em História da Universidade de Brasília, em 2006.

A escravidão negra é o pano de fundo do estudo. O livro aborda o comércio de escravizados negros no que diz respeito aos registros de viagens e ao desembarque de cativos no porto de São Luís. Ele trata do levantamento de viagens (nas rotas do comércio escravo) e as procedências desses escravizados, mapeadas a partir de fontes da burocracia administrativa (ofícios, mapas da escravatura, visitas da saúde) e fontes paroquiais (registros de casamentos).

O cenário é o Maranhão Colonial, mais especificamente, a segunda metade do século XVIII, que vivenciou consideráveis transformações, devido à transição da economia de subsistência para uma economia conectada às rotas das trocas internacionais e à conexão ao espaço atlântico nas interações humanas e materiais. Nessa dinâmica, a região se tornava cada vez mais dependente dos braços de homens e mulheres escravizados, de modo a atender aos imperativos de produção e a presença africana se intensificava localmente. O contexto é a implantação do empreendimento mercantil – Companhia de Comércio do Grão-Pará e Maranhão (1755) – que dispôs sobre o monopólio do comércio regular de escravos africanos para o Grão-Pará e Maranhão e da navegação nas rotas que ligavam os portos de São Luís e de Belém aos principais embarcadouros de escravos, na África.

Sobre a autora

Marinelma Costa Meireles é doutora em História Social da Amazônia pela Universidade Federal do Pará. Os seus estudos são voltados para a área da escravidão negra e suas implicações na formação do Maranhão Colonial. Atualmente, desenvolve pesquisas sobre as relações entre a Justiça e a escravidão no Maranhão Colonial e exerce a docência na área de História no IFMA Campus Barreirinhas.

=========================================================================================

Serviço

O QUÊ: Lançamento do livro “Tráfico Transatlântico e procedências africanas no Maranhão setecentista”

QUANDO: Sexta-feira, 26 de novembro, às 18 horas

ONDE: Livraria Espaço Cultural AMEI, no São Luís Shopping.