Página Inicial > Notícias > Notícias (Destaque Foto Grande) > IFMA tem 90 novos graduados pelos campi Alcântara, São João dos Patos e Maracanã

• Romulo Gomes
  • publicado 26/11/2021 17h21
  • última modificação 26/11/2021 17h21

Em solenidade conjunta dos campi Alcântara, São João dos Patos e Maracanã, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) realizou a colação de grau de 90 novos profissionais formados nos cursos de Tecnologia em Gestão de Turismo, Licenciatura em Física, Administração, Licenciatura em Ciências Agrárias, Tecnologia em Alimentos, Licenciatura em Educação do Campo (Procampo) e Agronomia (Pronera). Transmitida pelo canal TV IFMA Maracanã/YouTube, no dia 18 de novembro, a colação foi marcada por discursos que ressaltaram o momento delicado de finalização da formação em meio à pandemia e também o papel do instituto na criação de mais oportunidades aos maranhenses.

O juramento do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo foi prestado pela então formanda Ducilene Ribeiro Borges, do IFMA – Campus Alcântara. O orador Cláudio do Livramento Campos Guterres Júnior disse que o tema apropriado da turma seria o da superação. “Superamos momentos difíceis, que jamais imaginamos passar. Hoje, poderia ser um dia em que iríamos nos abraçar, nos cumprimentar, desejando felicitações aos outros e comemorando um momento tão especial e esperado. Mas precisamos comemorar de maneira diferente, pela tela de um computador. Os abraços ficarão para depois”, enfatizou.

Do Campus Alcântara, participaram o diretor geral, Jorge Renato Santos da Silva; o diretor de Desenvolvimento Educacional, Francisco Jadilson dos Santos Silva; a coordenadora do Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo e paraninfa da turma, Ana Jéssica Corrêa Santos; e a patronesse Luciana Luísa Chaves Castro.

Pelo Campus São João dos Patos, a outorga de grau foi concedida a formandos da Licenciatura em Física e de Administração. O orador Ronaldo Dantas dos Santos, que representou os dois cursos, falou que se sentia orgulhoso por ter compartilhado experiências com professores e com colegas de turma. “Juntos, podemos combinar nossos talentos em um poderoso arsenal de excelência educacional. Conseguimos, apesar de um ano estressante e esmagador. Foi nossa oportunidade de abraçar a adversidade e deixar o fogo refinar, num período em que vimos arquibancadas vazias e participamos de eventos virtuais. Não olhem para este ano por suas oportunidades perdidas. Estamos entrando em um outro capítulo das nossas vidas”, sugeriu aos demais formandos.

Os juramentos foram feitos por Francisco Helde de Sá Andrade (Física) e por Élida Teixeira Nolêto Rodrigues (Administração). Representaram o Campus São João dos Patos a diretora de Desenvolvimento Educacional, Sandra Maria de Sousa Caminha; o coordenador da Licenciatura em Física, Alexsandro Ricardo da Silva; a coordenadora do Curso de Administração e patronesse da turma, Aurinete Ferreira Costa; o paraninfo de Física, Fábio Pessoa Alencar; a paraninfa de Administração, Nívia Maria Barros Vieira dos Santos; o patrono da turma de Física, Messias Sales de Oliveira.

A solenidade aconteceu de forma remota

80 formandos pelo Campus Maracanã

Os juramentistas do IFMA – Campus Maracanã foram Marta dos Reis Ferreira (Tecnologia em Alimentos), Wanderson Pereira Aguiar (Licenciatura em Ciências Agrárias e Licenciatura em Educação do Campo – Habilitações em Matemática, Ciências Agrárias e Ciências da Natureza) e Adriana Morais Pereira (Agronomia). O orador Francisco Washington Queiroz relembrou os percursos até o campus, os debates acalorados em sala, as falas que passaram a ser mais embasadas na ciência e destacou a necessidade de que a história seja contada por outras perspectivas. “Seja qual for o espaço que venhamos a ocupar na sociedade, podemos apresentar a história dos nossos povos, nos campos de lutas e resistências, como forma de mostrar nossos verdadeiros heróis e heroínas”, frisou.

Participaram da colação o diretor geral, Jeovani Machado Rodrigues; a diretora de Desenvolvimento Educacional, Cledes Castro; a coordenadora de Cursos Superiores, Loraine Lauris; a coordenadora da Licenciatura em Ciências Agrárias, Vivian Gomes; a coordenadora de Tecnologia em Alimentos, Josilene Serra; o coordenador da Licenciatura em Educação do Campo, Elias Rodrigues Oliveira; a coordenadora de Agronomia/Pronera, Sandra Cruz; e as paraninfas Edleuza Brito e Jandira Pereira Sousa.

Oportunidades

A pró-reitora de Administração, Lucimeire Amorim Castro, representou o reitor do IFMA, Carlos César Teixeira, na solenidade. Em seu discurso, ela manifestou solidariedade a quem perdeu familiares e amigos na pandemia do novo coronavírus. A pró-reitora também fez um percurso pela história, pelas características e pelas potencialidades dos campi Alcântara, São João dos Patos e Maracanã.

Conhecendo a realidade dos locais de onde saíram os formandos, Lucimeire recordou de sua própria trajetória. “Eu sou a única de minha família que tem doutorado; poucas pessoas têm graduação. A gente sabe que, em muitas comunidades de onde vocês vêm, vocês podem ser as únicas que até hoje conseguiram a graduação. Mas os movimentos sociais se organizaram e batalharam para que os povos do campo tivessem acesso à educação. É por isso que muitos de vocês chegaram até aqui. Agora, vocês são responsáveis por fazer a mudança na família e na comunidade de vocês”, conclamou a pró-reitora.

Também participou da colação de grau o pró-reitor de Extensão em exercício, Vilton Soares.