Página Inicial > Notícias > Campus Açailândia participa da etapa nacional de competição de robótica

Campus Açailândia participa da etapa nacional de competição de robótica

Equipe Açaímov concorre em São Luís nos dias 6 e 7 a uma vaga na etapa mundial
  • Augusto do Nascimento
  • publicado 01/12/2021 10h06
  • última modificação 01/12/2021 10h06

A equipe de robótica Açaímov, formada por professores e estudantes do IFMA Campus Açailândia (ver relação de integrantes no fim da matéria) participa nos dias 6 e 7 de dezembro (segunda e terça-feira), em São Luís, da Etapa Nacional da competição FIRA Brasil 2021, que anualmente seleciona os grupos brasileiros que disputam a Fira Robo Worldcup (Copa do Mundo de Robótica). Este ano, a etapa mundial se realiza de 1º a 5 de dezembro, também na capital maranhense (Espaço Black Swan). Já as equipes brasileiras selecionadas na programação nacional garantem vaga para a Fira Robo Worldcup de 2022, programada para a cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Acesse a página da competição

FIRA Brasil 2021

“Pelo olhar da coordenação do grupo, eu avalio que cumprimos com o nosso principal objetivo de classificar pelo menos uma equipe para a etapa nacional da FIRA Brasil”, disse o professor Brehme D’napoli Reis de Mesquita, que lidera a equipe Açaímov. Ele ressaltou que o Campus Açailândia estava com as atividades suspensas desde o início de 2020, devido à paralisação ocasionada pela pandemia da COVID-19. A interrupção afetou bastante o planejamento da equipe de robótica, que vinha de uma boa sequência de participações e premiações nas principais competições nacionais de robótica. O nome Açaímoz posteriormente foi usado para formar o grupo de pesquisa voltado para a área de robótica, que tem como uma das áreas de atuação a robótica competitiva, com participação ativa dos discentes.

De acordo com Brehme de Mesquita, a equipe Açaímov possui alunos de formação técnica nas áreas de automação industrial e eletromecânica e isso os torna diferenciados em relação às outras equipes que, geralmente, são formadas por alunos do ensino médio regular. “O olhar dos nossos alunos aos desafios que participamos nas competições de robótica perpassa pelos conhecimentos oriundos do ensino técnico”, destacou o coordenador. Como exemplo, ele mencionou a equipe da prova de Cabo de Guerra (dois robôs em plataformas circulares distintas possuem o objetivo de puxar o seu oponente para o fosso), que projetou totalmente o robô por meio das tecnologias CAD e Impressora 3D.

Brehme de Mesquita explicou que a equipe optou por não utilizar um kit de robótica educacional pronto para a montagem do robô, o que, entretanto, tornou o processo ainda mais desafiador, tanto para os professores quanto para os alunos. Segundo o professor, esse método de montagem exigiu mudanças contínuas no projeto e testes cansativos até chegarem ao melhor modelo, considerando o tempo de preparação que tiveram para a competição. “Assim, conseguimos tornar a robótica educacional como uma ferramenta de ensino no campo profissional”, avaliou o docente, informando que, para o próximo ano, a equipe do Campus Açailândia pretende retornar às competições de que já participava antes da pandemia, como a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e o Torneio Juvenil de Robótica (TJR), nas quais já conquistaram premiações em anos anteriores. No circuito de 2021, a equipe só participou da FIRA Brasil.

“Desde o começo do curso, temos um grande contato tanto com a parte da eletrônica quanto da programação”, disse o aluno Gabriel Cardoso Araújo, que cursa Automação Industrial no Campus Açailândia, sobre a motivação para participar da competição de robótica. Ele destacou o aprendizado do funcionamento de motores e sensores de robôs, apreendidos nos estudos de eletrônica, além de lógica de programação, que serviram de direcionamento para os projetos desenvolvidos pela equipe Açaímov e foram de grande utilidade para que o grupo obtivesse um bom desenpenho nas provas da FIRA Brasil.

Para a estudante Eduarda Carvalho, do curso de Eletromecânica, o estudo no IFMA contribuiu em grande medida na caminhada bem sucedida dos alunos. Ela destacou a presença constante dos professores no aprendizado dos discentes, inclusive para resolver questões que eventualmente não tivessem a concordância dos integrantes da equipe. “Todo o apoio da escola, tanto dos servidores e professores, e até de outras turmas, já significa demais para a gente”, considerou a aluna. Segundo Eduarda Carvalho, fatores como esforço, dedicação, disciplina, foco e paixão são fundamentais para alcançar o sucesso.

Saiba mais (Robótica educacional):

Este ano, foi lançada a primeira edição do livro “Robótica Educacional no Brasil”, pela Editora Itacaiúnas, de Ananindeua (Pará), organizado pelo professor Brehme de Mesquita. Na obra, o coordenador da equipe Açaímov assina em coautoria com o aluno Marcus Vinicius de Souza Almeida um capítulo sobre robótica educacional como mecanismo de apoio à educação profissional e tecnológica, no campo técnico em Eletromecânica.

Acesse a obra: Robótica Educacional no Brasil

Composição atual da equipe Açaímov:

Professores:

Brehme D’napoli Reis de Mesquita (coordenador) | Anderson Pablo Freitas Evangelista (subcoordenador) | Alesandro Macio Sousa Alves (membro)

Alunos: