Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Pesquisadores do IFMA são destaque no Prêmio Fapema 2021
Início do conteúdo da página Notícias

Pesquisadores do IFMA são destaque no Prêmio Fapema 2021

Instituto recebeu quatro premiações e duas homenagens a pesquisadoras.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 04/12/2021 18h36
  • última modificação 06/12/2021 18h39
Imprimir

Na grande noite de premiações e reconhecimento da pesquisa desenvolvida no Maranhão, ocorrida no dia 02, no Teatro Arthur Azevedo, em São Luís, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) recebeu quatro premiações e duas homenagens, levando a instituição a uma posição de destaque na entrega do Prêmio Fapema 2021. O IFMA recebeu prêmios nas categorias “Pesquisador Junior”, o estudante Jhony Christyan Medeiros de Sousa, do Campus São Luís – Maracanã; “Jovem Cientista”, o aluno Paulo Protásio de Jesus, do Campus São Luís – Maracanã; “Popvídeo Ciências”, a aluna Ana Melissa de Moraes Câmara (os três orientados pela professora Izabel Cristina da Silva Almeida Funo), o professor Omar Àndres Carmona Cortès, do Campus São Luís – Monte Castelo, orientador do trabalho de Elilson Santos, na categoria “Dissertação de Mestrado”, área Ciências Exatas e Engenharia; e “Tese de Doutorado”, com o professor do Campus Grajaú, João Otávio Bandeira Diniz ganhando o primeiro lugar da premiação.

Com o tema “Mulheres Cientistas do Maranhão”, foram homenageadas nesta edição de 2021 três pesquisadoras de destaque na produção científica do Estado, entre elas a professora Ana Angélica  Mathias Macêdo, do Campus Imperatriz, além das pesquisadoras Luciane Brito (em memória, UFMA) e Zafira de Almeida (UEMA). “Essa homenagem é o reconhecimento de um trabalho realizado por muitas mãos, com a participação dos nossos bolsistas, parceiros nacionais e internacionais e o IFMA. Mesmo no período de pandemia, temos feito pesquisa de casa e em alguns momentos indo ao laboratório, no campus”, conta Ana Angélica. A professora Natilene Mesquita Brito também foi destaque, com uma homenagem de honra ao mérito pelo IFMA, como uma das cinco instituições de ensino superior do Maranhão. Foram escolhidas cinco pesquisadoras, uma de cada instituição, para receber a honraria.

Representando o reitor na premiação, Carlos Cesar Teixeira Ferreira, o pró-reitor de Pesquisa, Pós- Graduação e Inovação do IFMA, Rogério Teles, destacou que “o prêmio é uma referência e um motivador aos cientistas. Satisfação em termos nossa professora Ana Angélica homenageada neste ano que traz no tema a atuação das mulheres na ciência. A cada ano, nossos pesquisadores têm amadurecido suas pesquisas em todos os níveis de ensino e essa premiação é o reconhecimento do nosso trabalho”, disse o pró-reitor.

Orientadora de três alunos do Campus Maracanã premiados, a professora Izabel Almeida Funo destacou o período difícil que vivemos na produção de ciência e afirmou que “foi muito gratificante sair da premiação com esse resultado e as indicações. Isso nos dá um fôlego para o desenvolvimento da pesquisa e incentiva outros alunos a encararem as dificuldades para fazer pesquisa. Os resultados têm aplicação direta nas comunidades onde trabalhamos”, justifica.

A felicidade dos premiados foi nítida. Ana Melissa Câmara agradeceu todo o apoio dos familiares, amigos e orientadora. “É mais um incentivo, um reconhecimento, mesmo se não ganhasse, mas a nossa pesquisa sendo vista, sendo compartilhada é uma experiência muito gratificante para levar pra toda a vida. Vocês podem fazer, acreditem em vocês e se dediquem”, enfatiza ela. Paulo Protásio destacou a importância do Prêmio Fapema para os alunos e pesquisadores. “Ele vem trazer o resultado ao longo de três, quatro anos de trabalho e pesquisas e o reconhecimento para nós e a instituição. O Campus Maracanã vem desenvolvendo um trabalho brilhante de pesquisa e extensão com comunidades quilombolas, e ganhar esse prêmio mostra que nosso trabalho vale a pena”, concluiu.

Veja a lista completa dos premiados, categorias e títulos das pesquisas

Pesquisador Júnior

Jhony Christyan Medeiros de Sousa, ao centro, foi o vencedor na categoria Pesquisador Júnior

1º Lugar – Jhony Christyan Medeiros de Sousa, do IFMA/Maracanã: “Gente da Maré: um olhar sobre a percepção ambiental de marisqueiros”, orientado pela professora doutora Izabel Cristina da Silva Almeida Funo.

2º Lugar – Lucas Martins Leite, IFMA/Monte Castelo: “Dicionário Ilustrado da Construção Naval Tradicional”. O trabalho teve a orientação da professora doutora Ivana Marcia Oliveira Maia.

3º Lugar – Yasmin Sousa Silva, IFMA/Monte Castelo, com o trabalho “Desenvolvimento de Gráficos Táteis Utilizando Técnicas de Prototipação”, também sob a orientação de Ivana Maia.

Jovem Cientista:

Paulo Protásio de Jesus segura certificado de premiação na categoria Jovem Cientista. Ele é estudante do Campus Maracanã.

Ciências Agrárias – Paulo Protásio de Jesus, IFMA/Maracanã: “Ostreicultura como Ferramenta de Inclusão Produtiva Quilombola no Município de Bequimão, MA”. A orientação foi da professora doutora Izabel Cristina da Silva Almeida Funo.

Ciências Biológicas- Juliana Mendes Sousa, UFMA: “Perfil Metabolômico de Isolados de Infantum Reflete Diferenças na Resposta do Patógeno à Anfotericina B” orientada pela professora doutora Mayara Ingrid Sousa Lima.

Ciências Exatas e Engenharias- Lisle Faray de Paiva, UFMA: “Classificação de Marcações Anatômicas do Trato Gastrointestinal em Imagens de Endoscopia Utilizando Redes Neutrais Convulsionais com a Função Triplet Loss”. O trabalho teve a orientação do professor doutor Anselmo Cardoso de Paiva.

Ciências Humanas e Sociais – Luísa Mara Silva Lima, da UEMA/Buriti Bravo: “A Personagem Masculina em Aluísio Azevedo”, que teve a orientação do professor doutor Emanoel Cesar Pires de Assis.

Ciência da Saúde – Eduardo Bandeira Sousa Silva, UFMA: “Nanopartículas Bioativas de Niobato de Cálcio para Desenvolvimento de Sistemas Adesivos”. A orientação foi do professor doutor José Roberto de Oliveira Bauer.

Dissertação de Mestrado

Ciências Agrárias – Ygor Nascimento Portela, UFMA/Chapadinha: “Potencial de Utilização de Subprodutos do Babaçu em Silagens de Cana em Ração Total como Alternativa Nutricional para Ruminantes”. A orientação foi do professor doutor Anderson de Moura Zanine.

Ciências Biológicas – Lorena Gonçalves Araújo, UNICEUMA: “Caracterização Fenotípica e Molecular da Amostra Clínica ITU67 Isolada de um Caso de Infecção do Trato Urinário”, sob a orientação do professor doutor Afonso Gomes Abreu Júnior.

Professor Omar Àndres Carmona Cortès, do Campus Monte Castelo, foi orientador de trabalho premiado.

Ciências Exatas e Engenharia – Elilson Santos, UEMA: “Aplicação Móvel Flexível para Classificação de Imagens Utilizando Deep Learning: um estudo de casos sobre doenças pulmonares”. O trabalho foi orientado pelo professor doutor, Omar Àndres Carmona Cortès.

Ciências Humanas e Sociais – Janaina Lopes de Amorim, UFMA/Imperatriz: o “O Corpo está no Contrato? – Estudo sobre as ocorrências de assédio sexual contra mulheres jornalistas nas redações de Imperatriz”. A orientação foi da professora doutora, Thaisa Cristina Bueno.

Ciências da Saúde – Ana Paula Matos Ferreira, UFMA: “SOS Mama: aplicativo móvel para puérperas que vivenciam dificuldades no aleitamento materno”. A pesquisa teve a orientação da professora doutora Adriana Gomes Nogueira Ferreira.

Inovação Tecnológica:

Rosane Nassar Meireles Guerra, UFMA: “Fitoterápico Anti-Hiperglicêmica ou Hipoglicemiante obtido a partir da Ximenia Americana L. e seu uso”.

Jornalismo Científico:

José Raimundo Soares Júnior – com o quadro “Chame o Psique”, do programa de TV Bom Dia Mirante.

PopVídeo Ciências:

A discente do Campus Maracanã Ana Melissa foi a vencedora na categoria Popvídeo Ciências

1º Lugar – Ana Melissa de Moraes Câmara, IFMA/Maracanã: “Influência da Densidade de Estocagem no Crescimento e na Sobrevivência da Ostra Nativa Crassotrea na Região Estuarina do Município de Bequimão (MA)”. A pesquisa teve a orientação da professora doutora Izabel Cristina da Silva Almeida Funo.

2º Lugar– Thauana Oliveira Rabelo, UFMA: “Plantas que Curam: Importância Cultural do Conhecimento dos Benzedores de Anajatuba (MA)”. A pesquisa foi orientada pelo professor doutor Eduardo Bezerra de Almeida JR.

3º Lugar – Luila Silva Lima, UFMA/Caxias: “A Personagem Feminina em Aluísio Azevedo” com a orientação do professor doutor Emanoel César Pires de Assis.

Tese de Doutorado:

Ciências Agrárias – Renata Mondego de Oliveira, Fiocruz/UEMA: “Efeito Leishmanicida do Óleo Essencial de Vernonia Brasiliana (L.) Druce (Asteraceae) em Leishmania Infantum” sob a orientação da professora doutora Ana Lucia Abreu Silva.

Ciências Biológicas – Adrielle Zagmignan, UNICEUMA: “Efeitos dos Sucos de Frutas do Cerrado Maranhense na Viabilidade de Cepas Probióticas e em Modelos de Endotoxemia Experimental”. O trabalho foi orientado pelo professor doutor Luís Cláudio Nascimento Silva.

O professor João Otávio Bandeira Diniz, do Campus IFMA Grajaú, último à direita, foi premiado pelo seu trabalho de Doutorado.

Ciências Exatas e Engenharias – João Otávio Bandeira Diniz, “Métodos para Segmentação de Medula Espinhal e Esôfago em Tomografia Computadorizada de Planejamento à Radioterapia”, sob a coordenação do professor doutor Aristófanes Corrêa Silva.

Ciências Humanas e Sociais – Rosalva de Jesus dos Reis, UFMA: “Reserva Extrativista Marinha de Cururupu: Limites e Possibilidades à Sustentabilidade Ambiental”. A orientação foi da professora doutora Cláudia Maria da Costa Gonçalves.

Ciências da Saúde – Edilausson Moreno Carvalho, UFMA: “Desenvolvimento de Sistemas Adesivos Autocondicionantes Bioativos: Caracterização Físio-Química, Análise da Interface de União e Biotividade”, sob a orientação do professor doutor José Ribeiro de Oliveira Bauer.

Pesquisador Sênior:

Ciências Biológicas- Eduardo Bezerra de Almeida Júnior, UFMA.

Ciências Humanas e Sociais – Luciano da Silva Façanha, UFMA.

Ciências da Saúde- Erika Bárbara Abreu Fonseca, UFMA.

 

registrado em:
Assunto(s): IFMA , pesqusia , Prêmio FAPEMA
Fim do conteúdo da página