Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Estudantes do Campus Açailândia vencem hackathon promovido pelo SEBRAE-MA
Início do conteúdo da página Notícias

Estudantes do Campus Açailândia vencem hackathon promovido pelo SEBRAE-MA

Uma equipe conquistou o primeiro lugar na área de alimentos. Já na área de saúde, o IFMA ficou com o segundo e terceiro lugar.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 09/12/2021 09h13
  • última modificação 09/12/2021 09h13

Imprimir
A equipe STOQ, formada por um grupo de cinco alunos do IFMA Campus Açailândia, venceu o Hackathon Saúde e Alimentos, competição que integra o Sebrae Open Innovation, programa promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)-MA, MVPlay Innovation e parceiros, com o objetivo de engajar a comunidade de inovação a encontrar soluções tecnológicas capazes de responder aos desafios identificados em empreendimentos locais. O evento ocorreu nos dias 3, 4 e 5 de dezembro em Imperatriz-MA.

O IFMA Campus Açailândia participou do hackathon com 10 equipes compostas por estudantes do ensino médio integrado ao técnico. Os alunos concorreram com estudantes universitários e startups. Durante o evento, as equipes participantes receberam mentorias e tiveram a oportunidade de conhecer cases de sucesso, a fim de aperfeiçoarem as ideias. As melhores propostas de cada área (alimentos e saúde) foram selecionadas para serem defendidas diante da banca de jurados composta por consultores do Sebrae e por empresários.

A equipe STOQ, composta pelos estudantes Alycia Geovana de Oliveira, Gabriela Furtado, Gilson Rafael Yokota, Laryssa Galvão Garcia e João Pedro Mendes, foi a grade vencedora da área de alimentos. Eles criaram um aplicativo para gerenciamento de estoque de pequenos empreendedores do ramo. A proposta consiste em auxiliar no gerenciamento de estoques com o auxílio da Dora, uma assistente virtual capaz de interagir com o usuário utilizando da Inteligência Artificial. Com isso, conquistaram uma viagem para Florianópolis-SC, para participar de evento de inovação.

As premiações não pararam por aí. Na área de saúde os estudantes Giselle Carneiro, Graziele Marinho, Lanna Dayna Goes, Otávio Novais e Ygor Martins ficaram com o segundo lugar, ganhando um curso da EMPRETEC, considerado o principal programa de formação de empreendedores no mundo. Eles desenvolveram o aplicativo LACPPER,  que visa facilitar o acesso a consultas e dietas para pessoas de baixa renda com intolerância à lactose. Já o terceiro lugar, ganhadores de uma mentoria da MVP Player Innovaton, foram as estudantes Ana Cristina Batista, Ingrid Sousa, Karine Vitória dos Santos, Laiany Rocha e Regina Rodrigues, Laiany Rocha e Regina Rodrigues, com o aplicativo Motilife, uma ferramenta de interação entre usuários com nutricionistas, personal trainers e academias de ginástica.

O chefe do Departamento de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do campus, Dailson Coelho Abreu, destacou o trabalho dos alunos. “Num mundo cada vez mais dinâmico, inovar é necessário. Eventos como este contribuem para a preparação dos estudantes para o mundo do trabalho. Tornando-os mais preparados para encararem os desafios que a vida proporciona. Parabéns aos vencedores, e que venham novos desafios”, disse.

registrado em:
Fim do conteúdo da página