Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Lançada instrução normativa para atualizar projetos pedagógicos dos cursos de graduação
Início do conteúdo da página Notícias

Lançada instrução normativa para atualizar projetos pedagógicos dos cursos de graduação

Atualização é necessária para inclusão da curricularização da extensão, até o fim do ano de 2022.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 14/12/2021 19h13
  • última modificação 14/12/2021 19h15

Imprimir
A Pró-Reitoria de Ensino e Assuntos Estudantis (PRENAE) do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) publicou instruções normativas com a finalidade de atualizar os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação do IFMA para inclusão da curricularização da extensão. A atualização se faz necessária devido ao Conselho Nacional de Educação, através da sua Câmara de Educação Superior, ter estabelecido as diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, criando a Resolução nº 07 de 18 de dezembro de 2018.

As instituições de ensino superior de todo o Brasil tinham até 19 de dezembro de 2021 como prazo para a implantação da curricularização da extensão em seus cursos. Porém, devido à pandemia, esse prazo foi prorrogado até 19 de dezembro de 2022. A Resolução CONSUP/IFMA nº 32, aprovada em 04 de novembro de 2021, regulamenta como se dará a implantação nos cursos de graduação do IFMA. Durante o ano de 2022, devem ser reformulados todos os Projetos Pedagógicos de cursos e os que forem criados deverão, também, ter implantados a curricularização da extensão.

Na Instrução normativa/PRENAE nº 03/2021 está previsto o cronograma para o envio dos Projetos de Curso à PRENAE. Na mesma Nota, há o link com informações e relatos de experiências de algumas instituições sobre a curricularização da extensão. Em 2023, todos os cursos de graduação deverão ter implantado a curricularização da extensão, pois a avaliação externa do MEC já contará com isso para efeitos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos, bem como para o credenciamento e recredenciamento das instituições de ensino superior.

“A curricularização da extensão é tornar 10% da carga horária total de um curso de graduação em atividades de extensão. A partir de 2023, todos os alunos farão extensão. Todos os cursos de graduação chegarão até as comunidades, compartilhando seus conhecimentos adquiridos. A formação do aluno ficará mais completa e a comunidade mais atendida. Será a extensão em uma proporção como nunca se viu”, afirma a chefe em exercício do Departamento de Graduação do IFMA, Christianne Rosa.

O cronograma estabelece as datas entre 15 de janeiro e 19 de dezembro de 2021 para reformulação dos projetos pedagógicos, de acordo com a categoria e o período do curso. Confira o cronograma estabelecido e todos os detalhes na Instrução Normativa.

Confira os documentos

Instrução Normativa Nº 03/2021

resolução CONSUP Nº 32/2021 (com o regulamento da curricularização do IFMA)

Resolução Nº 7, de 18 de dezembro de 2018, do Conselho Nacional de Educação

registrado em:
Fim do conteúdo da página