Universo IFMA premia melhores trabalhos de 2021
A diretora de Pesquisa do IFMA, e coordenadora do Universo IFMA, Georgiana Marques, destacou a superação das dificuldades, agradeceu o apoio de todos os envolvidos na produção do evento e parabenizou os premiados. “Vamos continuar em frente, todos nós, pesquisadores, orientadores, voluntários e bolsistas. A ciência é o caminho para o desenvolvimento sustentável do Brasil e do mundo”, afirmou. Participando por meio de vídeo, o pró-reitor de Pesquisa, Pós- Graduação e Inovação, Rogério Teles, ponderou que os dois últimos anos não têm sido fáceis para a pesquisa, devido ao cenário de pandemia. “Apesar das dificuldades, estamos premiando jovens cientistas e seus orientadores. Dou os parabéns aos orientadores e alunos pela persistência, interesse e manutenção das pesquisas”, finalizou.
A coordenação do evento informa que os troféus dos premiados serão encaminhados aos setores de pesquisa dos campi, e todos os premiados receberão por e-mail os certificados de premiação. Confira a lista dos premiados .
Minicurso presencial
Além de ter inúmeras palestras, mesas redondas e minicursos realizados de forma online ou híbrida, o Universo IFMA também contou com atividades totalmente presenciais, coma a participação de alunos, professores, pesquisadores e comunidade externa ao Campus Timon. Como principal atividade presencial, destaca-se o minicurso Design Thinking: mudança de mentalidade, ministrado na Fábrica de Inovação do campus pelas professoras do Campus São José de Ribamar, Bruna Elizama Rocha de Melo e Ivanilde Cordeiro Pacheco.
A professora Bruna explica que “o objetivo é fazer com que os alunos mudem a forma de pensar. Eles estão aqui para resolver problemas reais voltados para a sustentabilidade, de como podemos desenvolver a sustentabilidade nas ruas, nas escolas, em casa, em todo lugar, pensando na agenda 2030, nos selos de sustentabilidade da ONU”, explica. Ela explica ainda que a segunda etapa do minicurso foi um processo de validação, prototipação e desenvolvimento das ideias, em uma apresentação para que possam conseguir um investidor-anjo fictício. “Foi surpreendente, é uma turma extremamente atenciosa, curiosos, se entregaram, experimentaram, utilizaram os três pilares do design thinking, que são empatia, colaboração e experimentação. Saíram com uma mente mais aberta pensando no problema e chegando a uma proposta de solução”, finaliza a professora.
O professor de Arte do Campus Timon, Sandro David Bezerra do Nascimento, participou do minicurso e deu se relato. “Estou percebendo um interesse muito grande pelos alunos na temática, associado ao mundo do trabalho. Estão aprendendo algo que é da realidade do mundo humano e econômico. O aprendizado servirá para dentro da sala de aula e fora também”, afirma o professor. A aluna Camille Oliveira Reis, do segundo ano do curso técnico em Administração, confessou estar muito surpresa. “Eu nuca tinha participado desse tipo de atividade, e ver que o IFMA está proporcionando isso tanto para os alunos como para a comunidade em geral é muito interessante. Como a pandemia afetou bastante as aulas presenciais, o contato e as atividades dinâmicas, o minicurso trouxe de volta a sensação de estar com as pessoas e de poder pensar junto come elas.”, explicou.
Redes Sociais