Página Inicial > Notícias > Consup aprova Regulamento do Programa Proqualificar

Consup aprova Regulamento do Programa Proqualificar

Durante reunião, órgão homologou ainda resultados das eleições dos campi Araioses e Itapecuru-Mirim, entre outras pautas.
  • publicado 17/12/2021 12h02
  • última modificação 17/12/2021 12h02

O Conselho Superior (Consup) do IFMA aprovou, durante a 4ª Reunião Extraordinária, realizada no dia 14 de dezembro, o Regulamento do Programa Proqualificar, que concede auxílio financeiro – reembolso de mensalidade –, aos servidores que fazem curso de graduação, especialização, mestrado ou doutorado sem pedido de afastamento. Entre outras pautas, o órgão homologou ainda o resultado das eleições dos campi Araioses e Itapecuru-Mirim, que tiveram eleitos para o cargo de diretor-geral, respectivamente, os professores Raimundo Pinho Gondinho e Inaldo Lisboa.

Durante a reunião, transmitida pela TV IFMA no Youtube, o reitor do IFMA e presidente do Consup, Carlos Cesar Teixeira Ferreira, destacou o trabalho do órgão e as ações do IFMA ao longo deste ano. “O ano de 2021 foi cheio de desafios para o Consup e para a comunidade do IFMA. Mas tivemos marcos importantes, em termos de implementação de políticas do Instituto. E nesta última reunião, registramos a aprovação do programa Proqualificar, de grande incentivo à qualificação de nossos servidores”, comentou o reitor.

A minuta do Regulamento do Programa Proqualificar foi apresentada pela pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Clarisse Medeiros. Após considerações dos membros, o documento sofreu alterações e foi aprovado. “É um prazer estar aqui hoje apresentando uma política que incentiva a qualificação de nossos servidores. A instituição sempre buscou auxiliar os servidores no alcance de mestrado e doutorado e desta vez a proposta é mais abrangente, pois concede auxílio financeiro também a servidores com qualificação abaixo desses níveis”, disse a pró-reitora.

Promoção da Saúde e Qualidade de Vida dos Servidores

O Consup aprovou ainda a Política de Promoção da Saúde e Qualidade de Vida dos Servidores. O documento traz um conjunto princípios e diretrizes para orientar a gestão organizacional na implementação de ações de promoção da saúde e qualidade de vida para promover o bem-estar no ambiente de trabalho, por meio de programas e projetos executados por meio de editais específicos e de iniciativas da gestão.

Plano Anual de Atividades da Auditoria Interna 2022

Também foi aprovada na reunião o Plano Anual de Atividades da Auditoria Interna (PAINT) Exercício 2022. O documento contém a programação dos trabalhos da unidade de Auditoria Interna (AUDIN) do IFMA para a execução do exercício do próximo ano.

Melhoria da Qualidade dos Cursos de Graduação

O órgão deliberou também pela criação da Política de Melhoria da Qualidade dos Cursos de Graduação do IFMA. O instrumento institui, entre outras ações, a Avaliação Interna de Curso (AIC) periódica e o programa para a melhoria dos indicadores dos cursos de graduação – que leva em conta o desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE); a organização didático-pedagógica; a infraestrutura e instalações físicas; as oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional; o corpo docente, além de outras questões. “São hoje 69 cursos de graduação no IFMA em 21 campi. A perspectiva é de fortalecimento dos cursos já existentes e também novas ofertas na linha da graduação”, explicou o reitor Carlos Cesar Teixeira Ferreira.

Reformulação de curso (Campus Porto Franco)

O Consup aprovou ainda a reformulação do Curso Técnico em Meio Ambiente no Campus Avançado Porto Franco. O curso, que existe desde 2017 na modalidade presencial da forma integrada ao ensino médio, sofreu alterações aprovadas pelo órgão para atender a demandas existentes. As modificações foram principalmente referentes às disciplinas que compõem o curso, para se tornarem mais alinhadas às necessidades do campo de trabalho e formação humana local. Boa parte da reformulação atingiu os componentes curriculares do núcleo técnico.

Grupo de Trabalho do Segmento Discente do Consup

Os membros do órgão trataram ainda da Instituição de Grupo de Trabalho para compor o Segmento Discente do Conselho Superior (CONSUP/IFMA). Foi decidido pela prorrogação dos mandados dos discentes, para que haja coincidência com o mandato dos membros representantes das outras categorias do Consup.