Ação “Sou mais IFMA” é pauta de reunião do Colégio de Dirigentes
Na abertura dos trabalhos, o reito Carlos César Ferreira, que preside o COLDIR, fez referência à reunião do Conselho Superior (CONSUP), ocorrida no dia anterior, na qual foi homologado o processo eleitoral para a escolha dos diretores-gerais dos campi do IFMA em Araioses e Itapecuru-Mirim, tendo sido eleitos respectivamente os professores Raimundo Pinho Gondinho e Francisco Inaldo Lima Lisboa. Ambos os gestores assinaram os termos de posse juntamente com o reitor.
Sou + IFMA
Na sequência dos trabalhos, o presidente do COLDIR convidou os representantes das pró-reitorias do Instituto para apresentarem os planos de entregas de cada pasta, bem como para anunciarem ações planejadas para o exercício de 2022.
Plano de Integridade
O chefe da Unidade de Gestão da Integridade (UGI), professor Francisco Sousa, tratou sobre o lançamento do plano de integridade do IFMA, que tem o objetivo de prevenir, detectar, responsabilizar e remediar fraudes, atos de corrupção, desvios de conduta e atitudes antiéticas no âmbito do Instituto. O gestor informou sobre a certificação do IFMA como instituição participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção, bem como sobre o plano institucional de promover a capacitação de servidores relacionada ao tema.
PROAD
Da Pró-reitoria de Administração, Lucimeire Amorim tratou sobre os projetos voltados para a ampliação ou consolidação de infraestrutura nos campi, como o complexo de medicina veterinária do Campus São Raimundo das Mangabeiras, os blocos de laboratórios no eixo de eletromecânica do Campus Pedreiras, ou a incorporação de quadra esportiva no Campus Araioses.
A pró-reitora informou ainda sobre a assinatura do termo de autorização de licitação para a construção da sede definitiva do Campus Centro Histórico (São Luís) e para a execução dos serviços remanescentes da área de vivência dos Campus Bacabal, além da construção de 18 quadras poliesportivas em diversos campi, prevista para o período de 2022 a 2024. Outro documento assinado foram os termos de recebimento de obra da rede lógica do Campus Viana e do Bloco B do Campus Santa Inês. Quanto ao recebimento de serviços, assinaram-se os termos relacionados à revitalização do bloco anexo de salas de médico, e à execução da rede elétrica e subestações do Campus Zé Doca, à nova rede elétrica do Campus Barreirinhas, e à manutenção do bloco de ensino e biblioteca do Campus Alcântara.
Por meio de assinatura de termo, autorizou-se ainda a instalação de novas usinas fotovoltaicas nos campi em Barreirinhas, São João dos Patos e Monte Castelo (São Luís). Dentre as obras com licitação planejada para 2022, constam também a construção dos campi avançados em Carolina e Porto Franco, e do Centro de Referência em Vitorino Freire.
No planejamento de inaugurações para o próximo ano, a PROAD anunciou a sede do Campus Avançado Rosário e do Campus Presidente Dutra, biblioteca do Campus Imperatriz, Centro de Gastronomia do Campus Maracanã (São Luís), novo bloco de laboratórios do Campus Barra do Corda, e de usinas fotovoltaicas dos campi Maracanã, Codó, Caxias e São Raimundo das Mangabeiras.
PRENAE
O pró-reitor de Ensino e Assuntos Estudantis, Maron Stanley Gomes, ressaltou as medidas de fomento às atividades de ensino e ações estudantis, envolvendo: jogos estudantis, inclusive na modalidade eletrônica; Encontro de Artes (Enarte); fomento à arte, cultura e desportos, e ao desenvolvimento de projetos de ensino. Ele também tratou da política de melhoria da qualidade dos cursos de graduação, a partir de resolução aprovada pelo CONSUP e a criação de um banco de avaliadores.
Outro tema de destaque da pasta foi o programa institucional voltado para as áreas de robótica, programação e tecnologias aplicadas. A Pró-reitoria anunciou a aquisição e distribuição de kits iniciais de robótica para todos os campi, bem como a abertura de licitação de kits e equipamentos avançados nessa área.
No panorama da inclusão, Maron Gomes informou sobre o lançamento de edital, em 2022, voltado para a infraestrutura física para o atendimento educacional especializado, e que a contratação de cuidadores escolares está com licitação concluída. No aspecto da estrutura organizacional, o IFMA vai dispor de função gratificada (FG 01) para os 29 campi e a Reitoria, destinada à contratação de profissionais para os Núcleos de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE). A PRENAE vai disponibilizar R$ 2,5 milhões para a seleção de bolsistas de apoio à inclusão.
PRPGI
À frente da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Rogério Mesquita Teles tratou dos editais em andamento: Bolsa Produtividade Pesquisador; Interação com Ciência; apoio para publicação de artigos científicos para servidores e alunos; e de mobilidade científica nacional. No que diz respeito ao fortalecimento dos programas de pós-graduação stricto sensu, o pró-reitor informou sobre a descentralização de recursos para o prédio dos programas, sobre vagas para professores visitantes e de entrega de veículo para auxiliar a realização de pesquisas.
O gestor também anunciou a entrega de novas Fábricas de Inovação nos campi Açailândia, Barreirinhas, Grajaú. Itapecuru-Mirim. São João dos Patos e Viana. Para 2022, a pasta planeja o lançamento de edital de fomento para a estruturação de novas unidades do projeto estratégico.
PROEXT
Da Pró-reitoria de Extensão, Carlos Alexandre Amaral apresentou o relatório da pesquisa de acompanhamento de egressos, realizada pela pasta, e abordou a assinatura do termo de recebimento dos resultados do projeto estratégico Observatório dos Arranjos Produtivos Locais. O pró-reitor divulgou a primeira edição do volume Portfólio de Serviços do IFMA, catálogo de prestação de serviços do Instituto, que visa estimular a realização de projetos institucionais que gerem impactos positivos no desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental do Maranhão, em parceria com diferentes ramos da sociedade.
Segundo Carlos Alexandre Amaral, a PROEXT anunciou a assinatura do Programa UNIVERSIA, portal de empregabilidade para discentes e egressos. Sobre a mobilidade virtual internacional, o gestor tratou do acolhimento de 111 estudantes de 29 países. Ele destacou ainda o retorno das atividades do Programa The Route, e informou sobre a construção do jogo pedagógico Agro Challenges, em parceria com o Ministério da Agricultura da França.
Sobre as parcerias institucionais, o pró-reitor informou que foram assinados 191 documentos, envolvendo protocolos de intenções, acordos de cooperação técnica e convênios de benefícios com entidades públicas e privadas.
Para 2022, a PROEXT anunciou editais voltados para diversas áreas: registro de ações de extensão e fomento externo (fluxo contínuo); fomento interno; cursos de formação inicial e continuada (FIC) para pessoas com deficiência; IF Mais Empreendedor; mobilização institucional para o combate ao mosquito Aedes Aegypt; fomento à política de empreendedorismo; vivência profissional internacional na Argentina; cursos FIC (CEPELI e Mulheres Mil); apoio ao projeto estratégico Memorial IFMA.
PROPLADI
Clarice Medeiros, pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, informou sobre a assinatura de portaria para a entrega de 24 novos processos eletrônicos mapeados, planejando-se que a totalidade dos processos será adaptada ao formato eletrônico a partir de 1º de janeiro de 2022. Em relação aos novos serviços de tecnologia da informação (TI), a gestora ressaltou o lançamento do Portal do Pesquisador do IFMA e do novo aplicativo IFMA Mobile, disponível para os sistemas Android e iOS, planejando-se ainda a digitalização de diplomas no próximo ano.
A pró-reitora anunciou a aprovação de resolução e a criação de comissão multidisciplinar para tratar da política de promoção da saúde e qualidade de vida dos servidores.
Sobre a qualificação de servidores, ela destacou a conclusão do mestrado por 26 técnicos e docentes, no programa resultante da parceria entre o IFMA e a Universidade Steinbeis-SIBE, na Alemanha. A PROPLADI planeja para os próximos anos uma variedade de programas de pós-graduação: mestrado em Biblioteconomia, em parceria com a UNIRIO, com a previsão de 10 vagas por ano, no período de 2022 a 2025; mestrado e doutorado em Educação, em cooperação com o Instituto Federal Sul-rio-grandense; doutorado em Ciências Matemáticas (UEPB); mestrado em Ciências da Informação; e doutorado em Agronomia.
Ainda nessa área, Clarisse Medeiros informou sobre a aprovação de resolução e a criação de comissão para elaborar o edital voltado para o Programa Proqualificar, com auxílio financeiro para graduação e pós-graduação (lato e stricto sensu)
Homenagem a servidores
A coordenadora do projeto estratégico Memorial IFMA, professora Creudecy Costa, apresentou o vídeo em homenagem aos servidores do IFMA vitimados pela pandemia da COVID-19, sendo descerrada uma placa e entregues simbolicamente homenagens individuais aos gestores dos respectivos campi, para posterior encaminhamento aos familiares. Um dos destaques foi a presença de Lindalva Abreu, mãe do jornalista Maycon Rangel Abreu, o qual passou a nomear o auditório da Reitoria do IFMA.
Redes Sociais