Página Inicial > Notícias > Realizada quarta reunião do Comitê de Relações Internacionais do IFMA

Realizada quarta reunião do Comitê de Relações Internacionais do IFMA

Reunião ocorreu na tarde do dia 20 de dezembro, no auditório da Reitoria.
  • publicado 21/12/2021 22h26
  • última modificação 21/12/2021 22h26

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) realizou na tarde do dia 20 de dezembro a quarta reunião do Comitê de Relações Internacionais do IFMA, instituído pela Resolução 155 de 25 de outubro de 2017, com o objetivo de promover a internacionalização nos campi e nas pró-reitorias, implementar as ações construídas em colaboração com a Diretoria de Relações Internacionais (PROEXT) e fomentar a dimensão da internacionalização no ensino, na pesquisa, na extensão e na inovação. Realizada de forma presencial este ano, gestores, professores e estudantes confirmaram as ações desenvolvidas em 2021 e desenharam os rumos para 2022 durante a reunião, que ocorreu no auditório Jornalista Maycon Rangel Abreu Ferreira, da Reitoria.

Estiveram presentes representantes de 21 campi do IFMA, além do reitor, Carlos Cesar Teixeira Ferreira, do pró-reitor de Extensão, Carlos Alexandre Amaral, o pró-reitor de Ensino e Assuntos Estudantis, Maron Gomes, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação, Rogério Teles e o diretor de relações internacionais do IFMA, Vilton Soares, que compuseram a mesa de abertura. Estiveram presentes, ainda, como convidados, os alunos Nayara Rocha Ribeiro, Diego Dutra Sampaio e Francisco Romeu da Costa Neto, todos do Campus São Luís – Monte castelo. Eles fizeram intercâmbio no Porto (Portugal), pelo programa The Route. Ainda na abertura, as professoras Virginia Freire e Maria Helena Sales foram homenageadas pela dedicação e trabalho desempenhado nas relações internacionais do IFMA. Além deles, A aluna Gerliane da Silva Chaves, do Campus Imperatriz, chegou neste mês de dezembro no Canada para uma experiência na University of Waterloo. E a aluna Ana Melissa Moraes, do Campus São Luís – Maracanã, embarcará à França em Serviço Cívico em março de 2022. Ambos estarão presentes na próxima reunião do Comitê de Relações Internacionais.

Em seu discurso, o reitor Carlos Cesar destacou que ainda há várias dimensões a avançar na inclusão, inovação e internacionalização. “Vocês que fazem as relações internacionais têm um papel fundamental em alavancar esses números. Nossas planos incluem montar centros de língua nos campi, abrir editais sistêmicos para que campi possam materializar e equipar centros, estudantes e servidores possam se especializar e aprender, em um trabalho de união. Quero convidar vocês a se juntar nessa proposta de avançar dentro do instituto em possibilitar a Jovens sem perspectiva portas abertas pro mundo. Queremos dar mais visibilidade e força ao comitê aqui reunido pra que ele faça a internacionalização do instituto acontecer”, afirmou o reitor.

O diretor de Relações Internacionais, Vilton Soares, destacou que “compreendemos a internacionalização como um processo motivado de integrar uma dimensão internacional, intercultural ou global nos objetivos, funções e ações da educação, a fim de melhorar o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação da comunidade IFMA e impactar positivamente a nossa sociedade. Precisamos cuidar da infraestrutura da internacionalização, que é o ensino-aprendizagem de línguas, os acordos internacionais, a mobilidade acadêmica internacional IN e OUT física e virtual, a dupla diplomação e construir as Políticas Linguísticas e de Internacionalização. Estamos mais confiantes em 2022 com a possível melhora do cenário pandêmico mundial, apesar dos desafios”, vislumbrou o diretor.

Confira o relatório de ações 2021 das relações Internacionais do IFMA e o plano de ações para 2022.

Confira as fotos da reunião